Seat Ibiza V, agora mais Leon do que nunca (2017)

Nova geração com
"upgrade" estético



A quinta geração do Seat Ibiza está a chegar e agora conta com um visual mais agressivo, com alguns "decalques" do Leon, o que pode ser visto como um "upgrade" positivo, ou seja uma subida de patamar. Esta é, provavelmente, a melhor geração de sempre do modelo espanhol que completa 33 anos de idade este ano. São mais de 5,4 milhões de unidades vendidas desde que foi lançada a primeira versão em 1984. As vendas do novo Ibiza arrancam em Junho.





O novo Ibiza estreia uma nova plataforma do grupo VW: o módulo MQB AO que irá estar presente em outros modelos como a próximo geração do VW Polo. Comparativamente com a anterior versão o novo Ibiza tem menos 2mm de comprimento e menos 1mm de altura. Mas está mais largo em 67mm. A distância entre eixos aumentou o que permitiu aumentar o espaço a bordo. E agora a capacidade da bagageira é de 355L, ou seja maior do que o antecessor.





Como se pode verificar a estética exterior está mais desportiva e agressiva com arestas mais vivas. Nota-se um abandono progressivo das linhas suaves com silhuetas curvas iniciadas na 3ª geração. A frente é claramente inspirada no Leon com ópticas mais afiadas, sendo que o queixo no pára-choques está mais vincado com um eixo simétrico que espelha as duas grelhas trapezoidais.





A grande inovação estética no exterior acaba por ser a traseira através do pormenor das ópticas traseiras com esculpimento de baixo relevo em cunha visível nas partes laterais da viatura e, certamente, inspirado nos novos modelos da Peugeot. De referir que as ópticas adoptam sistema de iluminação full Led, o que constitui uma inovação no seu segmento.





Quanto a equipamento existem quatro níveis: Reference, Style, XCellence e FR. As imagens aqui apresentadas referem-se à gama mais desportiva FR. A gama XCellence é uma novidade e pretende distinguir-se das outras com pormenores mais luxuosos e elegantes.





O novo Ibiza vem com inúmeras inovações tecnológicas. Trás um ecrã táctil de 8'' infoteinment na consola central, que pode ser controlado também através de botões. Este sistema permite a ligação ao smartphone e existe a possibilidade de carregamento sem fios. A ignição é feita pressionando um botão junto ao manípulo da caixa de velocidades.





O calcanhar de Aquiles dos modelos mais acessíveis da Seat, onde se inclui o Ibiza, acaba por ser o uso no seu interior de materiais duros. No entanto, e uma vez que o ADN da Seat está mais direccionado para clientes mais jovens, os pormenores dos materiais podem não ter assim tanta relevância. Mas a nova geração revela um cuidado na construção e um misto entre materiais macios e outros mais duros.





No capítulo da segurança o novo Ibiza incorpora inúmeros dispositivos como sistema de travagem de emergência automático para mitigação de colisão, sistema de assistência em trânsito, cruise control adaptativo, ou novos sensores de estacionamento à frente e atrás.





A Seat irá disponibilizar seis tipos de motorizações. A gama de entrada arranca no bloco a gasolina tricilíndrico com turbo 1.0L TSI com potências de 95cv e 110cv; segue-se outro motor TSI de quatro cilindros 1.5L de 150cv com sistema de desactivação de um dos cilindros em velocidade de cruzeiro. A diesel a oferta baseia-se no bloco 1.6L TDI com potências de 80cv, 95cv e 115cv.





A transmissão será manual de cinco ou seis velocidades. Em opção existe a caixa automática DSG de dupla embraiagem. Não é certo que a Seat ponha no nosso mercado uma variante com motor alimentado a gás natural. Só resta saber se irá ser lançada uma versão Cupra.





Modelos a gasolina
1.0 TSI (95cv) 3 cilindros c/ turbo;
1.0 TSI (110cv) 3 cilindros c/ turbo;
1.5 TSI (150cv) 4 cilindros c/ turbo;

Modelos a diesel
1.6 TDI (80cv);
1.6 TDI (95cv);
1.6 TDI (115cv);














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