Um condutor americano foi vítima de um acidente rodoviário em fevereiro deste ano quando conduzia o modelo eléctrico Tesla Model S. A viatura embateu contra uma árvore e incendiou-se de imediato ficando o condutor trancado no interior. Foram chamadas as autoridades para tentar desencarcerar o condutor do interior do habitáculo, mas a operação não foi bem sucedida uma vez que não conseguiram abrir as portas da viatura.
As portas do Model S possuem um inovador sistema de puxadores eléctricos retrácteis que, quando recolhidos, ficam à face da corroçaria impossibilitando a sua abertura pelo exterior quando há uma falha na energia da viatura ou quando não existe chave na proximidade. Por esta razão os familiares da vítima decidiram processar o fabricante de carros eléctricos devido aos puxadores que impossibilitaram o resgate.
Uma das características destes puxadores é que deslizam do interior da porta quando detectam a proximidade da chave. Mas como a chave estava no interior do carro as autoridades não conseguiram abrir as portas nem aceder ao interior. A autópsia forense revela que o condutor não sofreu lesões com o embate, mas acabou por morrer engolido pelas chamas.
Para além dos puxadores os familiares da vítima também fazem críticas à bateria do veículo que, alegadamente, terá contribuído para o incêndio. As baterias da Tesla têm estado envoltas noutros incidentes que originaram incêndios e explosões.
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