1 - luz acesa na ignição apagando-se depois da partido do motor
Ao ligar a ignição acendem-se várias luzes no painel de bordo e muitas delas apagam-se de imediato, sendo que a luz da bateria apaga-se depois de dar a partida do motor. Esta é uma situação de normal funcionamento.
2 - luz acesa na ignição mas não se apaga sem conseguir dar partida
Caso não consiga dar a partida do motor esta luz não se apagará, sinal que existe um problema na bateria (quase descarregada), no alternador ou nos dois.
3 - luz acesa em andamento com motor ligado
Este é um sinal que existe um problema no alternador e/ou na bateria descarregada ou em fim de vida.
4 - luz acende e apaga intermitentemente em andamento
Sinal que existe um problema na correia do alternador e/ou no alternador que não tem carga suficiente para alimentar os sistemas eléctricos em funcionamente e não está a carregar a bateria devidamente. É um aviso que a bateria vai sendo descarregada lentamente ou de forma mais rápida caso tenha vários equipamentos eléctricos accionados em simultâneo.
Nos casos 3 e 4 é aconselhável ao condutor do veículo dirigir-se a uma oficina para verificar o estado da bateria e/ou do alternador. Se não o fizer e adiar a visita à oficina corre o risco de ficar com a bateria completamente descarregada e consequentemente com o carro imobilizado no local mais indesejado e quiçá à mercê de intempéries.
Bateria
Quando o problema está na bateria a solução é simples: trocar por uma nova. Mas quando há falhas de energia nem sempre o problema está na bateria. Muitas vezes a primeira coisa que se faz é trocar a bateria mas quando, passados uns dias ou semanas, esta volta a ficar descarregada ou não está a ser carregada devidamente isto é sinal que o problema, afinal, está no alternador e não na bateria.
Alternador
O alternador é uma peça vital que gera energia ao carro e carrega a bateria.
Saiba quais as funções do alternador:
- O alternador é a central eléctrica do carro que gera energia ao transformar a energia mecânica em energia eléctrica alternada através de uma correia;
- O alternador é responsável por gerar energia para carregar a bateria que armazena energia contínua;
- O alternador é responsável por gerar energia para dar a partida do motor (se o arranque começar a ficar lento então o problema é do alternador e não da bateria);
- O alternador é responsável por alimentar todo os componentes do sistema eléctrico do carro com o motor em funcionamento (como sistema de ignição, funções eléctricas como ventilador, a.c., rádio, faróis, etc);
- Dentro do alternador tem um regulador rectificador de voltagem que transforma energia alternada em energia contínua para a bateria;
- Um alternador avariado pode sempre ser reparável mas por norma é sempre preferível optar por um alternador novo;
Qualquer problema no alternador pode facilmente ser confundido com bateria fraca. Inclusive, a maioria dos sintomas são os mesmos.
Saiba quais os sintomas de problemas no alternador:
- Um dos primeiros sintomas que se verificam são pequenas falhas de corrente nos sistemas elétricos do veículo;
- Oscilações na intensidade dos faróis e luzes do painel de bordo;
- Vidros elétricos funcionam mais lentamente do que o habitual (ou deixam mesmo de funcionar);
- O equipamento de som deixa de funcionar correctamente;
- Diminuição da capacidade de iluminação dos faróis;
- Numa fase posterior começará a sentir dificuldades no arranque do motor que vai ficando cada vez mais lento à media que a bateria vai ficando descarregada. Sem a voltagem correta, o motor de arranque não é acionado e, por isso, fica complicado ligar o carro;
- Numa fase adiantada começará esporadicamente a acender a luz da bateria no painel de bordo com o motor ligado, principalmente quando se usam vários sistemas eléctricos do carro em simultâneo. Isto é sinal que o alternador está a começar a deixar de gerar energia perdendo capacidade para alimentar os sistemas eléctricos e a deixar de carregar a bateria;
- Bateria nova ficou descarregada em pouco tempo? Se o carro é novo ou trocou a bateria recentemente, não é normal a bateria ficar fraca rapidamente. Certamente este é um problema no alternador;
Cuidados a ter com o alternador:
- Verificar polias da correia do alternador;
- Verificar a correia do alternador;
- Evitar que o alternador seja molhado, isto principalmente para aqueles que se dedicam ao todo o terreno e que costumam passar com SUV's em poças de água profundas.
Correia do alternador
Em certos casos um problema na correia do alternador pode originar o mau funcionamento do próprio alternador e consequentemente da bateria uma vez que é esta correia que faz a ligação entre o alternador e o motor.
Saiba quais os problemas que podem originar na correia do alternador:
- Barulho alto na correia do alternador arranhando é sinal de problema na correia do alternador;
- Se a correia estiver rompida, o alternador não irá girar e consequentemente não carregará a bateria do veículo;
- Uma correia danificada, vidrada, desalinhada, com pouca tensão, com polias gastas, ressequida ou quebrada não girará correctamente e provocará falhas na corrente e não carregará correctamente a bateria ou gerará falhas na corrente;
- A humidade retém-se na correia do alternador e na propria polia do alternador fazendo com que surga um vidrado. O grilar é consequência da alternância dos momentos em que a correia patina e adere;
Dicas
Como evitar ficar sem carga na bateria quando se acende a luz da bateria no painel de bordo com o motor ligado:
- Aconselhável desligar todos os sistemas eléctricos que consomem energia (ventilador, desembaciador, faróis, rádio, etc...) sendo aconselhável parar o carro e chamar assistência mecânica.
- Evitar esforçar o motor.
- Evitar dar 2ªs partidas depois de curta paragem pois esta segunda partida num intervalo de tempo reduzido pode descarregar rapidamente a bateria, preferível aguardar vários minutos ou deixar que o motor e a bateria arrefeçam.
Como dar arranque do motor com pouca carga na bateria:
Se tiver dificuldade em arrancar o motor ligar ignição durante 30s (sem ligar motor) e desligar e de seguida dar partida ao motor. Se o motor não arrancar após a primeira tentativa, tente novamente dentro de alguns minutos. Lembre-se que o motor de arranque não deve operar por mais de 10 segundos.
Como evitar que a bateria descarregue de forma rápida:
Não deixe equipamentos eléctricos ligados, como os faróis ou o rádio, depois de desligar o motor isso acelerará o descarregamento da bateria. Muitos sistemas de alarme modernos quando são accionados sobem os vidros que foram deixados abertos. Isto vai consumir alguma energia da bateria, por isso é preferível fechar todos os vidros antes de desligar o motor.
Como fazer em caso de bateria descarregada:
Quando se fica com a bateria descarregada não é possível ligar o motor. A solução é chamar um reboque ou pedir a alguém que tanha cabos para fazer uma transferência de energia através de ligação à bateria de outro motor. Depois de conseguir dar a partida do motor é andar uns bons kilómetros para carregar novamente a bateria. Se o problema estiver na bateria o caso está resolvido, mas se o problema for do alternador a bateria tenderá a ficar descarregada novamente num futuro próximo e aí a solução é dirigir-se a uma oficina.
Em qualquer dos casos mencionados anteriormente consulte sempre o manual de instruções do seu automóvel.
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