OCU divulga estudo de fiabilidade automóvel (2016)



A OCU (Organización de Consumidores y Usuarios), associação espanhola que defende os direitos dos consumidores equivalente à Deco Proteste em Portugal, divulgou um estudo de fiabilidade automóvel em 2016 para o país vizinho. E curiosamente os resultados não divergem muito da entidade portuguesa que divulgou o último resultado em 2015 após consulta aos consumidores portugueses.

O estudo concluiu que Honda, Lexus e Toyota são as marcas mais fiáveis no mercado espanhol. A fiabilidade é um factor que varia de consumidor para consumidor na hora de comprar viatura nova ou usada. Neste estudo foram questionados mais de 30 mil condutores espanhóis, e o resultado gerou mais de 70 mil relatórios com pontos negativos e positivos referentes a cada modelo automóvel.

Se por um lado as marcas nipónicas foram consideradas as mais fiáveis para os espanhóis, do lado inverso surgem a Alfa Romeo, Dodge e SsangYong como as marcas menos confiáveis. A lista é dominada por marcas japonesas (6), seguindo-se alemãs (2) e por último uma coreana e outra romena sob o domínio francês (1). Curiosamente a marca espanhola Seat não é das preferidas dos consumidores espanhóis.

Marcas mais fiáveis em Espanha

1º Honda 93
2º Lexus 92
3º Toyota 92
4º BMW 90
5º Mazda 90
6º Mitsubishi 89
7º KIA 89
8º Subaru 89
9º Audi 89
10º Dacia 89

Modelo mais fiável em Espanha

Honda Jazz 1.2L gasolina de 2008

Modelos mais fiável em Espanha por segmento

Honda Jazz 1.2L (compacto citadino / gasolina)
Seat Exeo 2.0 TDI (berlina / diesel)
Honda Insight 1.3L (berlina / híbrido)
Toyota Prius 1.8L (berlina / híbrido)
Renault Scenic 1.6 dCI (monovolume / diesel)
Toyota Verso 2.0 D (monovolume / diesel)
Ford Focus 1.6 TdCI (pequeno familiar / diesel)
Volvo XC60 D4 (SUV / diesel)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO