Toyota GT 86 (2012)

Longe vão os tempos do memorável Toyota Supra. O Toyota Celica, de boas memórias nos ralies, também deixou saudades, embora a última versão tenha desvirtuado um pouco a ideia original. O MR2, o pequeno desportivo descapotável constitui um nicho de mercado. Agora a marca nipónica aposta no regresso às emoções fortes com um pequeno desportivo bem mais acessível do que outras marcas premium. O Toyota GT 86 é fruto da paixão do presidente da Toyota por carros desportivos e trata-se do renascer da lenda do 2000 GT e continuada pelo AE86, vulgo Corolla Twin Cam 16V. Em termos estéticos, o Toyota GT 86 bebe inspiração no Toyota 2000GT. O engenheiro Tetsuya Tada, foi o responsável técnico pelo projecto.

Este projeto serve, também, para preencher uma lacuna na marca nipónica. O nichoo dos desportivos, que, apesar de não constituir a maior fatia de mercado, não é assim tão desprezável. Para evitar o hipotético fracasso deste modelo no mercado a Toyota apostou em preço de combate. De facto este carro oferece mais ou tanto como outras marcas por um preço mais em conta. E como a crise económica teima em arredar pé, este é um trunfo. Akio Toyoda, o presidente da Toyota, deu a luz verde ao projeto para captar os mais jovens e os revivalistas. Como se sabe, a Toyota tem uma imagem de fiabilidade e uma parte do segmento jovem, por vezes, aprecia algo mais quando vai ao stand. Portanto esta é uma aposta para captar público que aprecia mais adrenalina e uma tentativa de mudar a imagem da marca.

Regresso aos carros desportivos puros e ao gozo de condução

O GT 86 combina a fiabilidade Toyota com a agressividade da Subaru visto que o motor boxer 2.0, totalmente atmosférico de 200 cv foi desenvolvido em parceria entre as duas marcas. Aliás o GT 86 é o irmão gémeo do Subaru BRZ.
O grande objectivo foi oferecer um carro desportivo puro à moda antiga sem muita electrónica. A marca nipónica trabalhou o chassis e rejeitou sistemas de ajuda à condução sofisticados. Os pneus são semelhantes aos do Prius e não borrachas super-eficazes para melhorar o comportamento.
O Toyota GT 86 tem tração traseira como é requisito para os desportivos puros. A caixa é manual de seis velocidades como também é requisito para um estilo de condução desportiva mais pura, embora possa ter, em opção, uma automática com patilhas atrás do volante.
A nova plataforma e a distribuição de peso é de 53/47 por cento entre o eixo dianteiro e traseiro. Um dos segredos deste carro é o peso, que acusa na balança apenas 1220 kgs!

Temperamento "híbrido"

Este carro não é um híbrido como alguns modelos da Toyota, mas tem um temperamento "híbrido". Ou seja sabe ser dócil e agressivo quando necessário. O GT-86 é um carro suave, ágil e equilibrado. Tem uma travagem competente e quase alucinante na forma como muda de direção devido ao centro de gravidade baixo. A posição de condução é boa. Volante, pedais, alavanca da caixa e instrumentação estão posicionados para oferecer prazer de condução.
Ao carregar no botão “Start”, salta o rosnar típico destes motores, aumentando a sonoridade que nos convida a acelerar. A caixa é dura mas precisa e, tem uma grande rapidez de resposta, sendo este um dos segredos deste GT-86. Este carro faz recordar a eficácia do Porsche 911. Eficaz a percorrer um percurso sinuoso de acelerador a fundo, mas suave e confortável em regimes mais baixos. Ou seja facilmente usável no dia a dia, mas quando se leva o motor ao limite é necessário alguma perícia para domesticar a "fera". É um carro que se sente bem em estradas sinuosas e não é feito para corridas a fundo em auto-estradas, longe de ser uma bomba italiana ou alemã. É um carro divertido com um comportamento eficaz que incita o condutor a buscar os limites.

Value for money

O Toyota GT 86 é um carro que vale cada cêntimo gasto sem se ter a sensação que se paga mais qualquer coisa pelo emblema, e quiçá um caso sério de futuro clássico. Estará à venda a partir de 39.780 euros para a versão de entrada que conta com equipamentos de série tais como faróis de xénon, jantes de liga leve com 17 polegadas, diferencial autoblocante Torsen, ar condicionado automático bi-zona, cruise control, entrada sem chave, pedais em alumínio, bancos desportivos e sistema multimédia Toyota Touch.
Já a versão sport, com a sigla GT 86 Sport, terá preços a partir de 41.145 euros, e conta com bancos em pele aquecidos à frente. Se adicionar a caixa automática o valor sobe para os 42.810 euros.



Mecânica
Motor: Gasolina, traseiro, boxer 2.0, de cilindros horizontais opostos
Tracção: traseira
Alimentação: injecção directa e indirecta
Potência: 200cv às 7000 rpm
Binário: 205 Nm entre as 6400 e as 6600 rpm
Caixa: manual, automática em opção com patilhas no volante

Prestações
Velocidade máxima: 226 km/h
Aceleração 0/100 km: 7,6 s

Dimensões
Peso: 1220 kgs

Consumos
Combinado: 7,8 L/100km
Emissões CO2: 181g/km

Preço
a partir de 39.780€

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