
São bem menos, os problemas, claro. Mas parecem saltar a vista logo num contacto inicial. Ou isso ou estamos mal habituados e, ao entrarmos num Volvo, temos tendência para dar uma série de coisas como garantidas. Será injusto, talvez. É fácil constatar que o carro não é particularmente espaçoso por dentro (a denominação não tem nada a ver com o V40 anterior, que era a versão "break" do S40 -e até aqui a Volvo poderia ter sido um bocadinho mais criativa...). Não podemos, no entanto, esquecer-nos que alguns dos concorrentes também não brilham nesse particular. Também se tornam evidentes com o passar dos quilómetros algumas limitações dinâmicas - todo o conjunto parece destinado a proporcionar viagens suaves e seguras; a tentação de "puxar" pelo carro devolve alguma falta de acutilância.
Nota-se na direcção (pouco comunicativa), intui-se nos travões, confirma-se na caixa (complicativa nas reduções), percebe-se no deslizamento do eixo traseiro (algo que pode ser divertido, mas quando há potência para controlar estas situações). O motor desta versão é apenas um 1.6 turbodiesel de 115cv. Estamos, portanto, na base da gama e será de esperar que tentações desportivas obtenham outra resposta com os propulsores diesel de 150cv (D3) e 177cv (D4) e o gasolina de 179cv (T4).
O que se espera de um carro destes? Que seja confortável, económico, fiável. E, sobre isso, não restam dúvidas - o V40 é bastante confortável, muito económico e não há qualquer razão para se duvidar da solidez da sua mecânica. A todos estes argumentos tem de se juntar um visual exterior muito bem conseguido, a qualidade superior dos materiais, uma insonorização excelente e níveis de equipamento bem interessantes, incluindo itens de segurança inéditos nesta classe.


Prós e contras
+ Qualidade geral, economia, conforto, visual, equipamento, segurança- Preço, habitabilidade, falta de temperamento desportivo, nome do modelo susceptível de gerar confusões, extras pagos à parte
Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1560ccPotência: 115cv às 3600 rpm
Binário: 270 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum, turbo de geometria variável
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 436,9 cmLargura: 204,1 cm
Altura: 144,5 cm
Peso: 1300 kg
Pneus: 205/55 R16
Capacidade deposito: 52 litros
Capacidade mala: 335 litros
Prestações
Velocidade máxima: 190 km/hAceleração 0 - 100 km/h: 12,3s
Consumos
Consumo misto: 3,6 litros/100 kmEmissões CO2: 94 g/km
Preço
a partir de 29.936€"fonte: público, agosto 2012
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