Lexus CT 200H F-Sport (2012)

"Há uns tempos na análise feita ao Lexus CT 200h, o primeiro híbrido do segmento dos compactos premium, tinha ficado a sensação de que a qualidade geral e a excelência dos argumentos tecnológicos ficavam reféns de alguns pontos fracos. Na generalidade, essas falhas tinham a ver com relação entre o condutor e o carro. Ao dotar o modelo do pacote F-Sport, o construtor japonês focou-se nessa área. E quase conseguiu o pleno de sucesso.
Onde antes se encontrava uma direcção um pouco etérea e que só se revelava incisiva quando se forçava realmente a entrada em curva, temos agora um sistema eficaz e de grande empatia com o condutor. O carro sente-se muito melhor na estrada e a condução fica bem mais divertida. Uma afinação de suspensão mais virada para a performance - este é um carro confortável, mas muito durinho em mau piso - reforça a ideia de que esta versão corta com a ideia feita do "carro para velhos".

Lamentavelmente, ainda há dois pontos fracos nesta equação: o pedal do acelerador e as relações de caixa. Ao princípio podemos pensar que o curso do pedal é muito longo e que a nossa percepção do regime do propulsor é afectada pelo facto de as rotações subirem bem mais depressa do que a velocidade - uma característica que pode mesmo tornar-se desconcertante. Explicando: quando se carrega no acelerador, em vez de uma curva ascendente de ruído, conforme a velocidade vai subindo, o que temos é um rugido constante a alta rotação, tomando muito dificil detectar as passagens de caixa. Isto é particularmente desconcertante porque, mesmo em modo Sport (há ainda o Normal e o Comfort, para além de uma opção 100% eléctrica, só para trajectos curtos), este Lexus nunca consegue romper com a suavidade de funcionamento que é uma das imagens de marca do construtor. E o que é uma enorme virtude noutros cenários transforma-se numa frustração quando encaramos um modelo de filosofia mais desportiva. Com esta direcção e tamanha sensação de solidez, apetece acelerar mais à saída das curvas, provocar um bocadinho o eixo traseiro. Mesmo em modo automático, há carros onde isso é possível e até gratificante. Mas não aqui. Pelo menos nas mãos de um amador...

Apesar de ruidosa - e muito - em mau piso, a suspensão é de uma fiabilidade notável em curva. Isso, aliado à excelência da direcção e a travões competentes (o pedal exige habituação), alimenta o apetite por alguma emoção. E ela pode estar lá, apesar de uma potência combinada que não ultrapassa os 136cv. Só que o galope aparece disfarçado. Sim, é possível alinhar curvas em andamentos vivaços sem sentirmos que a nossa vida está por um fio. Mas lamentamos a falta de um ou outro "esticão". É tudo muito eficaz, mas o motor e a caixa não dão patadas ... O olhar exterior, aliás, começa logo a prometer emoções fortes. O pacote F-Sport traz-nos jantes especiais, logótipos laterais, pára-choques específicos, grelha dianteira personalizada, spoiler traseiro de grandes dimensões, saias laterais. Lá dentro, pedais em alumínio perfurado, volante especial. Só mesmo alguém muito distraído deixará de concluir que este Lexus tem uma filosofia muito sua.

Para lá de toda esta envolvência desportiva - e aceitando a lamentável verdade de que o mesmo carro tem de servir para cenários diferentes -, há um compacto ao dispor dos passageiros. Mas não é por aí que o modelo marca pontos. Sim, é confortável, os materiais e acabamentos estão entre o melhor que por aí se encontra e o nível de equipamento pode atingir padrões muito elevados (se bem que pagando à parte vários extras), mas o espaço interior nunca é generoso e a insonorização só funciona em regimes moderados.
Como este é um carro para quem gosta de sentir a condução e adoptar andamentos mais vivos, recomenda-se que quem se senta ao volante escolha bem as alturas e as companhias certas para o fazer. Curiosamente, não precisa de se preocupar muito com os consumos, que se mantêm bem dentro de parâmetros agradáveis, mesmo quando se força um bocadinho. Lamentavelmente para os condutores mais extrovertidos, essa economia é conseguida graças à ditadura da suavidade. Por uma vez, a Lexus podia ter "falhado" nesse particular.




Mecânica
Motor: gasolina e eléctrico, dianteiro, 1798cc
Tracção: dianteira
Potência combinada: 136cv
Caixa: automática (variação continua) de seis velocidades

Prestações
Velocidade Máxima: 180 km/h
Aceleração 0 - 100 km/h: 10,3s

Consumos
Consumo misto: 4,1L/100 km
Emissões CO2 :94 g/km

Preço
a partir de 32.304€"

fonte: público, agosto 2012

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