Mazda MX-5 IV, teaser (2013)

Algumas imagens do que poderá vir a ser a 4ª geração do Mazda MX-5, ou simplesmente "Miata". O primeiro modelo teve início de produção em 1989. O Mazda MX-5 tornou-se num ícone de mercado e é já uma lenda da indústria automóvel com inúmeros fãs espalhados por todo o mundo a marcarem presença em eventos que celebram o modelo.

O design da nova geração inspira-se no concept "Shinari" e será o primeiro modelo a adoptar a linguagem designada por Kodo - Soul of Motion.
A marca nipónica concentrará esforços em reduzir o peso do veículo abaixo dos 1000 kilogramas.


A estrutura da carroçaria será em aço, com paineis de alta resistência, e algumas soluções engenhosas como uma trama estrutural para resolver o problema de rígidez que apresentam os descapotáveis. A frente espera-se que a grelha tenha uma imagem mais corporativa. As ópticas poderão sofrer uma mudança radical. Da primeira geração com faróis escamoteáveis, à segunda e terceira com formas elípticas, eis que agora poderão ter uma forma pontiaguda. No entanto isso seria um corte radical com o design mais clássico. Aliás os carros que menos cansam ao longo do tempo são aqueles que têm um design mais clássico. Por isso aqui rezide a grande dúvida. A nível de interior o MX-5 terá inserções em alumínio.

A 4ª geração terá tracção traseira no espírito dos roadsters descapotáveis desportivos puros. Quanto a motores parece que a marca japonesa irá render-se à tecnologia da ajuda de turbocompressores abandonando o clássico motor totalmente aspirado, com vista a reduzir a cilindrada e aumentar a potência, num espírito de downsizing com sobrealimentação. A diminuição de consumos em 10%, em tempos de crise, é um dos objectivos da Mazda. E com a redução de peso e um motor vitaminado de 150 cv irá aumentar, certamente, o nível de emoção na condução. Mas apesar destas alterações, o combustível continuará a ser a gasolina. Um dos grandes trunfos do MX-5 é o preço mais acessível comparado com outras marcas. Espera-se que a 4ª geração esteja num nível superior mas...pelo mesmo preço. A Mazda pretende que o MX-5 continue a ser o roadster mais vendido da indústria automóvel.

Plataforma partilhada com o futuro Alfa Romeo Spider

Foi criado um contrato de promessa de uma joint venture entre a Fiat e a Mazda para partilha da plataforma de arquitectura entre o Mazda MX-5 e o Alfa Romeo Spider de forma a reduzir custos. No entanto a partilha de tecnologia não se aplica a nível de motores.
Os futuros Mazda MX-5 e Alfa Romeo Spider serão fabricados no Japão. O modelo nipónico iniciar-se-á primeiro enquanto o modelo italiano surgirá mais tarde. O último modelo da marca italiana com tracção traseira e motor dianteiro foi precisamente, um Spider nos anos 60. As gerações seguintes apresentavam tracção dianteira. Com esta joint venture a Alfa Romeo pretende retomar o espírito dos roadsters puros.


4 comentários:

Johny

Tem uma grelha muito grande.

pedro

É a grelha que a marca anda a por nos novos modelos.

Spyder

Atenção que a parceria com a Alfa apena inclui plataforma e não os motores.

mx5

Acho que esta ainda não é a versão final mas os japunas não costumam mudar muito em relação aos concept.

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