
O design da nova geração inspira-se no concept "Shinari" e será o primeiro modelo a adoptar a linguagem designada por Kodo - Soul of Motion.
A marca nipónica concentrará esforços em reduzir o peso do veículo abaixo dos 1000 kilogramas.
A estrutura da carroçaria será em aço, com paineis de alta resistência, e algumas soluções engenhosas como uma trama estrutural para resolver o problema de rígidez que apresentam os descapotáveis. A frente espera-se que a grelha tenha uma imagem mais corporativa. As ópticas poderão sofrer uma mudança radical. Da primeira geração com faróis escamoteáveis, à segunda e terceira com formas elípticas, eis que agora poderão ter uma forma pontiaguda. No entanto isso seria um corte radical com o design mais clássico. Aliás os carros que menos cansam ao longo do tempo são aqueles que têm um design mais clássico. Por isso aqui rezide a grande dúvida. A nível de interior o MX-5 terá inserções em alumínio.

Plataforma partilhada com o futuro Alfa Romeo Spider
Foi criado um contrato de promessa de uma joint venture entre a Fiat e a Mazda para partilha da plataforma de arquitectura entre o Mazda MX-5 e o Alfa Romeo Spider de forma a reduzir custos. No entanto a partilha de tecnologia não se aplica a nível de motores.
Os futuros Mazda MX-5 e Alfa Romeo Spider serão fabricados no Japão. O modelo nipónico iniciar-se-á primeiro enquanto o modelo italiano surgirá mais tarde. O último modelo da marca italiana com tracção traseira e motor dianteiro foi precisamente, um Spider nos anos 60. As gerações seguintes apresentavam tracção dianteira. Com esta joint venture a Alfa Romeo pretende retomar o espírito dos roadsters puros.
4 comentários:
Tem uma grelha muito grande.
É a grelha que a marca anda a por nos novos modelos.
Atenção que a parceria com a Alfa apena inclui plataforma e não os motores.
Acho que esta ainda não é a versão final mas os japunas não costumam mudar muito em relação aos concept.