Mitsubishi Outlander III (2013)

O Mitubishi Outlander foi renovado. O SUV da marca nipónica com sete lugares está mais fácil de guiar e anuncia consumos mais comedidos e amigos da carteira.

Arranca com as versões diesel e promete uma versão com extensão de autonomia de 55km através de um motor eléctrico adicional.

A terceira geração do Mitsubishi Outlander tem tracção 4x2 e 4x4 e mesmo nas versões de tracção dianteira consegue percorrer caminhos difíceis.

A primeira geração surgiu em 2003, seguiu-se a segunda em 2007, renovada em 2010. A terceira geração começará apenas com uma motorização diesel 2.2 DiD com 150cv. A Mitsubishi anunciou uma versão híbrida com extensor de autonomia para o final de 2013 que permite percorrer 55km em modo totalmente eléctrico.

Mas esta versão não é totalmente original pois apresenta a estrutura, a plataforma e uma distância entre eixos idênticas à última versão. As diferenças começam nos motores. O motor é o mesmo mas consegue consumos mais comedidos, sacrificando 22cv. O binário é o mesmo, ou seja 380Nm, mas aparece logo às 1750rpm enquanto a versão anterior era às 2000rpm. Isto confere uma melhor resposta no arranque ao Outlander. Há ainda outros aspectos que se mantêm como a velocidade máxima. A grande diferença para a última geração é mesmo nos consumos que baixou de 6,0L/100km para os 5,1L/100km. Este valor é um dos melhores registos em veículos SUV desta categoria.

Para a redução de consumos contribuiu a diminuição de potência, mas também a melhoria no coeficiente de resistência ao vento na casa dos 0,33 com um design mais aerodinâmico e ainda a redução de 100kg no peso total (agora pesa 1600kg).
O sistema start-stop também ajuda a diminuir consumos e um modo de condução ECO ajuda o condutor a ser mais racional. O Mitsubishi Outlander tem aptidões para todo o terreno com ângulos de entrada e saída de 22,5º e 21º em ângulo ventral.

Tem 190mm de altura ao solo. Quando o SUV se desloca no asfalto comporta-se como um monovolume ou carrinha devido à suspensão confortável e firme. Em curva apresenta maior estabilidade e é mais ágil do que a versão anterior. O volante pode ser regulável em profundidade e altura.

O espaço a bordo também melhorou. Os bancos são mais confortáveis, no entanto os últimos lugares não podem levar pessoas altas. A capacidade da mala é agora de 550L para a versão 4x2 e 419L para a versão 4x4. Mas podem ir até os 1575L com os bancos rebatidos. A nível de equipamento, o Outlander está bem reforçado na versão de entrada, mesmo no capítulo da segurança. O Outlander obteve 5 estrelas no teste Euroncap. Vem de série com jantes de 16 polegadas, sistema de auxílio de arranque em subidas, sistema de arranque sem chave, sistema de controlo de estabilidade e tracção, sete airbags, climatizador bizona, computador de bordo, rádio CD/MP3, regulador de velocidade, sensores de luz e chuva, câmara de estacionamento traseira, espelhos retrovisores de rebatimento automático, faróis traseiros em Led entre outros.

Se desejar um pacote extra, por 2.300€ é possível ter bancos da frente em pele aquecidos, tecto de abrir automático, porta bagagens eléctrico, faróis xénon com lava-vidro.

Se optar pela versão 4x4 têm ainda de série sistema de navegação, selector de modo de tracção e pode vir com sistema de mitigação de colisão frontal e alerta de desvio de faixa. A versões 4x2 e 4x4 apresentam uma diferença considerável de 11.000€ o que pode ter impacto no mercado português.


Versão híbrida com extensor de autonomia

A versão híbrida gasolina com extensor de autonomia através de motor eléctrico, denominada por Mitsubishi Outlander PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) com tracção 4x4, será lançada no Verão de 2013, que permite recarregar a bateria do motor eléctrico em 4h30m e terá um preço de 45.000€. Uma opção mais racional face aos 50.000€ da versão diesel. Em modo totalmente eléctrico pode-se percorrer 55km enquanto a autonomia total é de 880km. O consumo médio anunciado é de 2,0L/100km. O propulsor a gasolina tem um motor 2.0 de 95cv ligado às rodas dianteiras, enquanto o propulsor eléctrico é composto por dois motores eléctricos de 82cv cada ligados ao eixo dianteiro e traseiro. Aqui há três modos de condução para uma optimização eficiente: modo 100% eléctrico, modo híbrido de série (motor gasolina carrega a bateria) e modo híbrido paralelo (motor gasolina é assistido pelos motores eléctricos em alta velocidade). Este veículo será o quarto modelo mundial com extensor de autonomia e segue-se aos Chevrolet Volt, Opel Ampera e Toyota Prius Plug-in.

O Mitsubishi Outlander PHEV será o primeiro SUV com este sistema e oferece o melhor de três mundos: a versatilidade e performance de um carro eléctrico, o alcance de um motor a combustão convencional e ainda as características de um SUV tanto em estrada como fora dela. A Mistubishi Motor Corporation (MMC) tem focado a sua atenção no desenvolvimento de modelos eléctrico como o i-MiEV e agora aposta nos híbridos. A marca nipónica lançou uma versão de corrida eléctrica do i-MiEV que percorreu o famoso Pikes Peak.

A bateria que equipa o Mitsubishi Outlander PHEV tem 12 kWh e é feita em iões de lítio e permite percorrer 55km em modo eléctrico, o que para muita gente pode significar o percurso de caminho de ida e volta para o emprego. Os dois motores eléctricos em cada eixo oferecem uma resposta superior ao disponibilizarem o máximo binário imediatamente. E para ajudar o sistema eléctrico o Mitsubishi Outlander PHEV vem com o sistema S-AWC (Super All Wheel Control) que controla a estabilidade e tracção do veículo.



Versões a diesel
2.2 DiD 4x2 cxM6v (150cv) - 200km/h; 5,1L/100km; 134g/km; 37.000€
2.2 DiD 4x4 cxM6v (150cv) - 200km/h; 5,4L/100km; 140g/km; 50.000€
2.2 DiD 4x4 cxAT6v (150cv) - 190km/h; 5,8L/100km; 153g/km; 55.000€

Versão híbrida gasolina com extensor de autonomia
2.0 4x4 (95cv combustão, 82+82cv eléctrico) - 2,0L/100km; 45.000€

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