O novo Mazda 6 está mais eficiente. Com menos peso, um menor consumo e menos emissões, aliados a um design mais agressivo, a terceira geração do Mazda 6 pretende conquistar outros voos.Em Portugal apenas estará disponível uma versão a diesel 2.2 de 150cv, enquanto a versão diesel de 175cv ficará fora das vendas devido ao seu preço. Também os blocos a gasolina ficarão ausentes do nosso mercado devido às cilindradas disponíveis serem apenas de 2.0 e 2.5. A motorização 2.2 de 150cv a diesel é eficiente e equilibrada em vários regimes.
A nível nacional a Mazda perdeu quota de mercado no segmento D. Esta nova geração pretende recolocar a Mazda num patamar mais competitivo. No entanto pelo facto de apenas existir uma motorização em Portugal, isso irá reduzir o leque de opções o que poderá inviabilizar os objectivos da Mazda em Portugal com este modelo.
O novo Mazda 6 vem com a nova tecnologia Skyactiv, que foi inaugurada no modelo CX-5. O Skyactiv introduz ligeiras alterações ao nível dos motores, das caixa de velocidades, dos chassis e das carroçarias. Estas modificações têm o intuito de melhorar os consumos e as prestações. A terceira geração do Mazda 6 estreia o sistema i-ELOOP que regenera a energia em travagens, um pouco como o sistema Kers. Este sistema permite alimentar mecanismos eléctricos como o rádio ou o ar condicionado, o que prolonga o tempo de vida da bateria e diminui os consumos.Esta nova geração do Mazda 6, tal como sucedeu com o CX-5, tem a estética denominada Kodo, ou seja "alma do movimento". Comparativamente com a segunda geração, esta apresenta uma grelha frontal mais proeminente com cinco lâminas horizontais a convergirem para o logotpio. À imagem do logotipo, uma moldura cromada inferior, em formato de asa, prolonga-se até aos faróis de formato horizontal com pontas arredondadas. As cavas das rodas frontais estão mais musculadas dando um ar agressivo.
Na versão sedan a traseira apresenta faróis alongados até à lateral. Uma tira horizontal cromada recorta a carroçaria e prolonga-se até às ópticas. Esta solução, bastante comum, serve de pega para o porta-bagagens e permite ocultar a iluminação da matrícula. O tejadilho está mais esbelto e baixo, dando o ar de um coupé desportivo. Mas, ao contrário de outras marcas, não significou sacrificar espaço nos lugares traseiros.
Em termos de ambiente interior, o novo Mazda 6 está maior. Oferece mais espaço para os seus ocupantes. A versão carrinha tem uma bagageira com maior capacidade (+33 litros face à geração anterior). Os materiais a bordo são agradáveis ao tacto. Mas em termos estéticos predomina o tom escuro o que não beneficia o ambiente. O lugar do condutor é confortável e a informação necessária é facilmente visível no painel de bordo. No entanto a profusão de botões é excessiva o que torna pouco intuitivo o seu funcionamento.O novo Mazda 6 apresenta uma estrutura rígida que absorve os impactos. Trás de série airbags frontais, laterais e de cortina. Já os sistemas de assistência de travagem de emergência e de faixa de rodagem, as luzes adaptativas, o cruise control, ou ainda o sistema para aviso de automóveis em ângulo morto são opcionais. O Mazda 6 vem com três níveis de equipamento à escolha: Essence (a partir de 33.980€), Evolve (a partir de 36.650€) e Excellence (a partir de 39.150€).
Os pacotes adicionais de equipamento são: Pack High Safety, que incluem sensores estacionamento e bancos dianteiros aquecidos; Pack Leather que inclui bancos em pele, bancos dianteiros eléctricos com memória e apoio lombar eléctrico; Pack High Tecknology que inclui faróis Bi-Xenon, assistente de faixa de rodagem; Cruise Pack que inclui o sistema Radar Cruise Control. A caixa automática de seis velocidades pode ser encomendada por 3600€.
Versão sedan
Velocidade máxima: 211 km/h (cx manual); 202 km/h (cx aut)Aceleração 0-100 km/h: 9 s (cx manual); 9,8 s (cx aut)
Consumo combinado: 3,9 L/100km (cx manual); 4,8 L/100km (cx aut)
Emissões CO2: 104 g/km (cx manual); 127 g/km (cx aut)
Versão sportwagon
Velocidade máxima: 210 km/h (cx manual); 202 km/h (cx aut)Aceleração 0-100 km/h: 9,1 s (cx manual); 10 s (cx aut)
Consumo combinado: 4,4 L/100km (cx manual); 4,9 L/100km (cx aut)
Emissões CO2: 116 g/km (cx manual); 129 g/km (cx aut)
Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2191ccTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa com turbo
Potência: 150cv às 4500 rpm
Caixa: manual ou automática de 6 velocidades
Preço
a partir de 33.980€







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