Nissan Juke Nismo (2013)

A Nissan lançou o Juke Nismo, a versão mais musculada do pequeno SUV urbano. Nismo, que advém do acrónimo de Nissan Motorsports, é uma variante da marca japonesa para os veículos de produção desportivos e de competição. O Nissan Juke Nismo é o primeiro veículo de produção com esta designação, a que se seguirão mais tarde outros modelos.

O pequeno SUV na variante desportiva chegou a Portugal e vem com um motor 1.6 a gasolina de 200cv. Trata-se de um motor com turbo de injecção directa e usado em outros modelos da Renault ou Nissan. Este modelo estará à venda em dois modos de tracção distintos: dianteira (4x2) e caixa manual de seis velocidades ou às quatro rodas (4x4) com caixa automática de variação contínua. Devido ao facto de a carga fiscal pesar mais para os veículos de tracção integral e de a performance ser menos atractiva do que na versão de tracção às duas rodas é de prever que o modelo mais vendido seja o de duas rodas motrizes.

Em termos estéticos o Juke Nismo segue as linhas do concept car Juke-R que debita 545cv com um motor 3.8 V6 twin-turbo. Este é um modelo à parte com materiais como a fibra de carbono e destinado a um nicho de mercado. Acelera dos 0-100km/h em apenas 3,7s e custa uns absurdos 500.000€. Mas este é mais um projecto de marketing que não tem o objectivo de atingir algum número de vendas razoável, pois é difícil imaginar que tipo de cliente iria dispender tal quantia de dinheiro por um veículo tão polémico como o Juke. Por tal quantia existem no mercado opções mais inteligentes, mais atractivas e mais baratas como por exemplo o Nissan GT-R.

Mas voltemos ao Juke Nismo, este pequeno SUV é fabricado em Inglaterra (Sunderland). Tem linhas bastante agressivas e é ligeiramente mais largo do que o convencional Juke. Mais comprido em 30mm e mais largo em 5mm. Frisos vermelhos sob os pára-choques e sob as portas distinguem a versão desportiva da versão convencional. Também os espelhos retrovisores vermelhos dão um carácter mais desportivo. As rodas, obviamente também são maiores e calçam umas avantajadas jantes de 18 polegadas. Quanto ao ambiente interior, os materiais foram substituídos por elementos específicos desportivos como bancos e acabamentos. De série vem com câmara de visão traseira, programador de velocidade, seis airbags, sensores de luz e chuva bem como um sistema de navegação com ecrã táctil de 5,8" com possibilidade de ser conectável a um PC portátil.



A seguir ao Juke Nismo virá o 370Z Nismo que contará com um motor 3.7 V6 a gasolina, caixa manual de seis velocidades, tracção traseira, bancos eléctricos, travões mais potentes, jantes de 19'' entre outros equipamentos específicos. O coupé desportivo 370Z Nismo está à venda no Japão e EUA, enquanto na Europa chegará em Julho de 2013. Também existe o modelo Leaf Nismo que consiste na versão desportiva do modelo eléctrico, mas por enquanto não passa de um projecto. O Leaf Nismo já teve aparição no circuito de Nurburgring e surpreendeu os mais cépticos.

Inicialmente no arranque de vendas o Juke Nismo terá um desconto de 1200€ e garantia de 5 anos ou 100.000km. Beneficiará também de 400€ na retoma de veículos com 8 anos ou mais e ainda oferece um ano de seguro se se optar pelo Nissan Gest. O preço para a versão 4x2 será de 27.500€ até 31 de Março de 2013, findo esse período passará para os 28.700€.

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 1598cc
Tracção: dianteira ou integral
Alimentação: injecção directa com turbo
Potência: 200cv às 6000 rpm
Binário: 250 Nm às 2400-4800 rpm
Caixa: manual ou automática 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 215 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,8 s

Consumos
Combinado: 7,8 L/100km
Emissões CO2: 159g/km

Preço
a partir de 28.700€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO