Mercedes-Benz Citan (2013)

Chegou ao mercado nacional o Citan, o pequeno comercial que faltava à Mercedes. É sabido que os pequenos comerciais representam 45% do total do mercado europeu. Com este modelo a marca alemã espera preencher uma lacuna que existia no seu portfólio.

Para preencher essa lacuna a Mercedes aliou-se à Renault, cuja experiência é vasta neste tipo de veículos. A base do Citan é a do Renault Kangoo. Mas haverá razão para os clientes saírem defraudados por verem uma estrela de três pontas sob um produto Renault? Bem, os veículos comerciais são muito idênticos e muitas vezes os clientes nem se apercebem que vêm da mesma base. Mas há diferenças.

A Mercedes garante que introduziu muitas alterações que o distinguem do Kangoo como a estética, a qualidade dos materiais e alguns acabamentos. O nome Citan é o acrónimo de City e Titan. Este é um veículo preferencialmente urbano para o transporte de cargas onde normalmente a motorização escolhida é o diesel por ser mais económico. Não se espera que o modelo a gasolina tenha qualquer venda, a não ser que se opte por GPL.

De momento ainda não se sabe se a Mercedes vai aproveitar a parceria para "clonar" o modelo eléctrico Kangoo ZE. Mas voltando ao Citan. A frente do Kangoo foi substituída pela grelha Mercedes e o pára-choques em plástico rígido tem linhas mais atractivas a condizer com a marca das três pontas. A traseira é mais vulgar destacando-se a ausência de logotipo. No interior a Mercedes substituiu o painel do Kangoo por um da marca alemã, tal como os assentos. E é aqui que se notam as diferenças para o Kangoo, com materiais de melhor tacto.

Quanto a motores são basicamente os da Renault. Aliás uma coisa que já se verificou no novo classe A. No diesel destaca-se o 1.5 litros de 75cv, 90cv ou 110cv, enquanto a gasolina vem a unidade de 1.2 litros com 114cv. No entanto os engenheiros alemães introduziram pequenas alterações para aperfeiçoar os blocos em termos de consumo. Prevê-se que a motorização diesel de 75cv seja aquela que o mercado português irá preferir, certamente.

A Mercedes não tem tradição de fabricar motores de baixa cilindrada, e talvez se explique a parceria com a marca francesa. Mas tem experiência no fabrico de veículos de carga e de camiões. Alguns pormenores no interior bebem mesmo inspiração nos camiões Mercedes Actros. Só o travão de mão é que é idêntico ao Kangoo. Mas também a suspensão foi alterada para oferecer um melhor comportamento em estrada e cidade.

Poder-se-á dizer que o Citan é uma mistura entre o requinte e elegância alemã com a praticabilidade francesa. Se colocarmos lado a lado Kangoo e Citan, não parecem idênticos, mas a base é a mesma. Em tempos de crise as parecerias são a melhor solução para economizar milhões no desenvolvimento de plataformas. São uma forma de adquirir experiência a baixos custos.

A porta traseira poderá ser dupla ou do tipo bagageira, sem custo adicional. Na lateral para além das duas portas da frente vem com duas portas de correr, cujo ruído ao fechar não é sinónimo de qualidade. Na zona de carga existem dez pontos para amarração de carga. Em condução o Citan tem um comportamento semelhante ao Kangoo. Mas é silenciosa e a direcção assistida revela-se equilibrada. A caixa de velocidades é precisa e macia, de fácil manuseio. Aqui distingue-se do Kangoo.

De série o Citan virá com Controlo Electrónico de Estabilidade, juntamente com ABS e ar-condicionado. Oferece três anos de garantia de quilometragem ilimitada. Pode-se dizer que o mercado dos pequenos comerciais ganhou mais um concorrente de peso que poderá baralhar as contas das outras marcas no médio prazo. A Mercedes espera alcançar em 2016 o topo de vendas de pequenos comerciais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO