

A Volkswagen confirmou que vai produzir o protótipo XL1, veículo que pretende gastar apenas 1L/100km. No entanto estará limitado a 250 unidades. Depois de muitos testes o projecto obtém luz verde. O XL1 é um veículo de dois lugares, híbrido plug-in (de ligar à tomada), que alia um motor elétrico de 27 cv a um motor diesel TDi de 800cc com dois cilindros, capaz de debitar 48 cavalos. O depósito do motor diesel terá 10 litros de capacidade.
Terá uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, com sete variações. Alcança os 100 km/h em 12,7 segundos. Quanto à velocidade máxima estará limitada eletronicamente para os 160 km/h. Em modo puro eléctrico terá uma autonomia de 50km. Se a utilização for mista poderá percorrer 500 km.
Para alcançar estes números a Volkswagen teve de trabalhar a aerodinâmica e reduzir a resistência ao ar, daí as rodas traseiras serem completamente fechadas com paineis. Também o peso é reduzido, devido à estrutura em fibra de carbono que pesa apenas 795 kg.
O lado mais exótico deste carro são as portas em «asas de gaivota» e a traseira curta. O preço, apesar de ainda não ser conhecido, será o calcanhar de aquiles.

O próprio formato é quase idêntico. Só o motor de combustão é que varia, em vez de ser a gasolina é a diesel. Portanto nada de novo. Ah, e o Insight não tinha um preço exorbitante... As marcas alemãs ainda estão a percorrer o seu caminho na tecnologia híbrida, já desbravado pelos japoneses.
Sem comentários: