Protótipo Volkswagen XL1 com luz verde para produção



A Volkswagen confirmou que vai produzir o protótipo XL1, veículo que pretende gastar apenas 1L/100km. No entanto estará limitado a 250 unidades. Depois de muitos testes o projecto obtém luz verde. O XL1 é um veículo de dois lugares, híbrido plug-in (de ligar à tomada), que alia um motor elétrico de 27 cv a um motor diesel TDi de 800cc com dois cilindros, capaz de debitar 48 cavalos. O depósito do motor diesel terá 10 litros de capacidade.

Terá uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, com sete variações. Alcança os 100 km/h em 12,7 segundos. Quanto à velocidade máxima estará limitada eletronicamente para os 160 km/h. Em modo puro eléctrico terá uma autonomia de 50km. Se a utilização for mista poderá percorrer 500 km.

Para alcançar estes números a Volkswagen teve de trabalhar a aerodinâmica e reduzir a resistência ao ar, daí as rodas traseiras serem completamente fechadas com paineis. Também o peso é reduzido, devido à estrutura em fibra de carbono que pesa apenas 795 kg.

O lado mais exótico deste carro são as portas em «asas de gaivota» e a traseira curta. O preço, apesar de ainda não ser conhecido, será o calcanhar de aquiles.

Este modelo parece revolucionário, mas na realidade não é. Convém lembrar que este modelo é, em quase tudo, uma "cópia" do primeiro Honda Insight introduzido no mercado americano em 1999 (nunca chegou a ser vendido na Europa), incluindo a solução de motorização híbrida passando pela solução das rodas traseiras.

O próprio formato é quase idêntico. Só o motor de combustão é que varia, em vez de ser a gasolina é a diesel. Portanto nada de novo. Ah, e o Insight não tinha um preço exorbitante... As marcas alemãs ainda estão a percorrer o seu caminho na tecnologia híbrida, já desbravado pelos japoneses.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO