Ferrari F70 (LaFerrari) (2013)



A Ferrari revelou o F70, ou LaFerrari, em Genebra. Trata-se de um superdesportivo com edição limitada a 499 unidades. A Ferrari refere que é um híbrido, no entanto é, antes, de um modelo que usa um sistema de recuperação de energia já experimentado na Fórmula 1 denominado KERS. Estará a Ferrari a querer antecipar-se ao futuro Honda NSX, um híbrido puro desportivo? Ou será que a Ferrari foi na onda da moda dos híbridos?

A Ferrari ainda está muito "verde" na tecnologia híbrida. Tem muita experiência nos sistemas KERS da Fórmula 1. O LaFerrari teve como base os ensaios feitos no modelo Ferrari FXX e no trabalho de pesquisa realizada pelo Projeto Millechili pela Universidade de Modena. Em termos estéticos o design vanguardista continua a marcar o aspecto geral. No interior a inspiração é clara na Fórmula 1 principalmente o volante. De ainda referir as portas com sistema de abrir em asa de gaivota.



Trata-se do primeiro veículo de série produzido pela Ferrari com o sistema KERS, e o modelo da marca italiana com a maior potência de sempre. A tecnologia híbrida tem um fim que é o de reduzir os consumos, principalmente em cidade durante o pára arranca. A Ferrari anuncia uma redução do consumo de combustível em 40 por cento face ao FXX.

KERS é sinónimo de híbrido?

O LaFerrari terá um motor a gasolina V12 de 6,3 litros e 789 cv adicionado a um sistema KERS de 163 cv. O sistema KERS já é usado na Fórmula 1 e não se trata de um sistema convencional usado em veículos híbridos. O sistema KERS adiciona a energia recuperada extra para o usar no nível de saída do motor de combustão, com um efeito semelhante ao de um carregador turbo. Portanto não é propriamente um híbrido puro, senão teríamos de designar os carros da Fórmula 1 também de veículos híbridos. O mesmo sistema usado pela Audi nas últimas 24h Le Mans.



A Ferrari afirma que o carro tem uma velocidade máxima superior a 350 km/h, capaz de atingir 100 km/h em menos de três segundos. O sistema de travagem vem equipado com discos cerâmicos e de carbono Brembo, os pneus medem 265/30 R 19 à frente e 345/30 R 20 atrás, respectivamente. Quanto a emissões de CO2, a Ferrari afirma 330g/km.

O fim da relação com a Pininfarina?

O LaFerrari é o primeiro Ferrari totalmente produzido em "casa" sem qualquer apoio da Pininfarina. Desde 1951 que a Pininfarina colabora com a Ferrari, mas este modelo foi todo concebido pela casa mãe. Terá chegado ao fim uma relação de 60 anos?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO