Opel Cascada (2013)



A Opel lançou o Cascada, um cabrio coupé que rejuvenesce a tradição de clássicos conversíveis intemporais. Chega em Abril ao mercado português. É um cabrio elegante de quatro lugares com capota de lona que tenta intrometer-se no segmento dominado por modelos de fabricantes premium.

Os últimos cabrios da Opel derivaram sempre de outros modelos como o Kadett, o Tigra ou o Astra que não eram feitas diretamente pela Opel. Tratavam-se de conversões feitas por marcas especializadas, como a Autenrieth ou a Karl Deutsch, e vendido apenas como edições limitadas, o que encareceria o preço em mais de dois terços do preço base.

A terceirização da produção de modelos cabrio era uma prática comum naquela época. A marca mais famosa a fazer essas operações era a Karman Ghia. Mas agora a Opel decidiu criar um cabrio de raíz feito na íntegra pela marca alemã e com o seu próprio nome. O Cascada tem 4,70m de comprimento pelo que não é propriamente um compacto. Como resultado, este novo conversível oferece diversão de condução ao ar livre, muito espaço e a um preço muito mais acessível do que todos os concorrentes da sua categoria.

Com o Cascada a Opel re-entra no segmento de conversíveis de tamanho médio, após uma ausência de quatro décadas.

O Cascada é um verdadeiro conversível, de tamanho médio e que é distinguido não só pelo seu porte, mas também pelas suas tecnologias, posicionando o modelo no topo da linha de produtos da Opel.

O Opel Cascada baseia-se numa tradição da Opel, recordando a época dos descapotáveis Kapitän e Rekord dos anos cinquenta e sessenta, mas de uma maneira decididamente contemporânea e refrescante, com o melhor das tecnologias modernas. O Opel Kapitän Cabrio de 1953, era, inclusivé, ligeiramente maior do que o Cascada de hoje.

O CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, refere que o Cascada "oferece uma atraente combinação das melhores características de alta tecnologia da Opel, como a suspensão HiperStrut na frente, o sistema mecatrónico de amortecimento FlexRide, o sistema de iluminação adaptativa AFL +, e a câmara frontal de segunda geração."

"A capota de três camadas também pode ser aberta com o toque de um botão em 17 segundos e durante a condução a velocidades inferiores a 50 km/h, o que coloca o Cascada entre os líderes do mercado de soft-top. Ao oferecer todos estes recursos, nós somos capazes de lidar com clientes exigentes que querem aproveitar a qualidade superior de um mid-size conversível a um preço especialmente atraente. "



O design do Cascada é limpo, atlético e atraente. As linhas esticadas e formas fluídas dão-lhe um apelo visual sedutor que é atemporal e elegante. Segundo a Opel é 'arte escultural aliada à precisão alemã'. O Cascada é uma evocação moderna dos clássicos e atemporais carros conversíveis. Visto de qualquer ângulo é de proporções perfeitas e extremamente bonito, de cima para baixo ou de baixo para cima, o Cascada exala estilo e elegância, com uma silhueta perfeitamente limpa e organizada. Quase todos os elementos visuais do Cascada são únicos e combinam-se para dar uma presença coesa.

As linhas elegantes do Opel Cascada combinam simplicidade e pureza da forma, com a integração de formas esculturais como é típico do design da Opel, desde o Insignia. O seu perfil é caracterizada por uma cintura que é completamente lisa. A linha de cintura envolve em todo o interior com uma decoração cromada que define a interface entre o exterior e o interior. Barras e cintos de segurança estão bem integrados no corpo trabalhado.

Por norma o desenho de cabrios é prejudicado atrás pelo espaço necessário para recolher a capota. Mas com o Cascada isso não acontece. Os vincos laterais na cintura que se prolongam até aos faróis traseiros e na parte inferior das portas conferem um ar musculado ao Cascada. A sua curvatura enfatiza a forma varrida do pára-brisas e dos pilares. Estes elementos esculpidos dão ao Cascada a sensação de velocidade e movimento, mesmo quando está parado.



O design frontal é ousado e de alto nível. A grelha cromada com uma barra em asa cruza o emblema e é ladeada por faróis ao estilo "eagle eye", que incorporam luzes diurnas em Led's. A grelha inferior possui um acabamento de alta qualidade distintivo, e as luzes de nevoeiro estão alojados em cada canto em negativos cromados em forma de 'barbatana de tubarão'. Como o resto da carroçaria, o capôt do Cascada está muito bem esculpido.

O desenho traseiro é particularmente limpo e bem equilibrado. Abaixo da plataforma traseira plana, as unidades de iluminação estão bem embutido na tampa da mala. Elas incorporam a mais recente iluminação homogénea em Led tridimensional, que dá um brilho difuso mas sólido. Esta tecnologia de iluminação, anteriormente disponíveis apenas em muito poucos carros premium, é um equipamento padrão para o Cascada. A barra cromada de destaque, com um grande emblema Opel, liga as unidades de luz.

Mesmo com a capota posta o Cascada assume um perfil desportivo de coupé, algo só visto em veículos premium e conversíveis de luxo. A janela traseira de alta qualidade absolutamente alinhada com a estrutura do telhado e a carroçaria, é mais um testemunho da atenção meticulosa dada aos detalhes que caracterizaram o desenvolvimento do Opel Cascada. Apenas peca por ser pequena e prejudicar a visibilidade traseira.

As qualidades premium tornam o Opel Cascada numa primeira escolha por um preço apetecível e eleva a fasquia da qualidade destes modelos. Para além disso o Cascada tem um design elegante e fluído. O espaço a bordo é generoso para quatro adultos. A capota dispõe de um mecanismo operacional incomparável. Os acabamentos interiores são premium. As opções de equipamento e as tecnologias avançadas são grandes trunfos para este carro conquistar o segmento dos conversíveis de mid-size atualmente dominado pelo BMW série 3, Audi A5 e Mercedes classe E. O Cascada também está acima do segmento de compactos conversíveis onde pontificam VW Golf, Audi A3, BMW Série 1, Peugeot 308 CC ou Renault Mégane.

Como se referiu o Cascada é um mid-size mas o seu preço coloca-o no segmento dos compactos. Ou seja a grande vantagem do Cascada é oferecer um produto premium por um preço inferior. O equipamento de série inclui o sistema de capota de lona soft-top de alta qualidade que pode ser accionado por controle remoto quando parado, suspensão dianteira HiperStrut desenvolvido para o Insignia OPC, sistema eletro-magnético FlexFold que permite fácil rebatimento do banco traseiro de costas para aumentar a capacidade de carga para os 750 litros.

Outras vantagens do Opel Cascada são a sua praticabilidade quotidiana exemplar, uma ampla selecção de assistência ao condutor, sistemas de segurança como a segunda geração da câmara frontal Opel Eye com maior reconhecimento de sinais de trânsito, a Lane Departure Warning que segue a indicação de distância e de Alerta de Colisão, a AFL (Adaptive Forward Lighting) e ainda uma câmara de visão traseira e lateral para ângulos mortos (Alerta Blind Spot).

O conforto extra está disponível com assentos ergonómicos para o condutor e passageiro da frente, e que foram certificados pela AGR, especialistas no suporte lombar e das costas. Os clientes que escolherem o Cascada obviamente valorizam o design elegante do carro, tanto com a capota aberta como com a capota fechada, e ainda o fácil uso do carro em várias circunstâncias.

O Cascada não é o típico segundo carro para o uso exclusivo em passeios de fim-de-semana pois oferece uma capacidade de carga até 380 litros e transporta durante todo o ano os seus passageiros de forma confortável. Para isso contribui a capota de lona com três camadas que proporciona maior conforto no inverno e oferece uma acústica superior devido ao isolamento térmico. Outras opções, tais como assentos dianteiros aquecidos, volante aquecido e um aquecedor elétrico auxiliar também estão disponíveis.



As rodas de 20", podem ser bi-colores e dão ao veículo uma postura sólida e elegante. Os requintados detalhes da cabine do Cascada ecoam as qualidades premium do seu design exterior. Oferece alojamento espaçoso para quatro adultos com amplos espaços para armazenamento de objectos pessoais. O interior não só parece óptimo, mas também é ergonomicamente bom, com cuidadosa atenção dada ao posicionamento de itens, como os puxadores das portas, controles, volante e alavanca de mudança.

O painel de instrumentos em forma de asa flui para as portas, abraçando os ocupantes da frente. Beneficia de um padrão macio, com costura em prata ou cor Indian Summer demonstrando um artesanato de alta qualidade. O painel de instrumentos é cortado pela consola central, montada em um ângulo raso para facilitar o acesso aos controles da cabine e à consola central infotainment. Os manómetros do painel de instrumentos são inclinados em direção ao motorista, enfatizando a sensação desportiva do cockpit. E o volante, painel de instrumentos, mudança de velocidades, saídas de ar e puxadores de portas têm acabamentos em cromado acetinado.

À noite, a luz vermelha difusa ilumina a base da consola central e os painéis das portas dianteiras para criar uma ambiente distinto. O Cascada oferece uma grande variedade de cores e acabamentos, permitindo aos clientes adequar o seu conversível de acordo com os seus gostos pessoais. A palete exterior é composto por dez cores, incluindo um sólido branco brilhante, quatro acabamentos de pintura metalizada perolados e cinco cores sólidas. Estes podem ser combinados com a capota em tecido preto. As rodas variam em tamanho de 17'' a 20'' com uma escolha de nove linhas.

A elevada rigidez estrutural é um critério fundamental para veículos conversíveis. No Cascada ela desempenha um papel crucial no comportamento ao volante, na direção, acústica e conforto a bordo, transmitindo uma sensação clara de solidez e qualidade genuína. Em comparação com a geração anterior cabriolet da Opel, a estrutura do Cascada é 41% mais rígida em torção e 27% mais rígida em flexão. Estas melhorias tornam-no superior aos cabrios premium. Para tal contribuiem os impressionantes arcos cruzados em barras de aço, os perfis reforçados nas soleira laterais e ainda vigas de aço de alta resistência que são montados na diagonal nas portas. Os pilares de suporte do pára-brisas são em aço endurecido.

No caso de capotagem um arco de segurança localizado atrás dos bancos traseiros é accionado automaticamente. Esta arquitetura oferece proteção segura para os ocupantes, contribuindo para a redução de ruído e vibração, e garante maior conforto. Ao nível da condução o motorista pode escolher entre três modos de condução: Standard, Desportivo e Turismo. O modo Sport faz com que o chassis fique mais rígido e oferece uma sensação de condução mais directa, enquanto a configuração em modo de Turismo permite velocidade de cruzeiro especialmente relaxada.

Ao nível de motorizações a Opel fornece as suas recentes tecnologias: três blocos a gasolina com turbo e uma unidade turbodiesel estarão disponíveis no lançamento, com potências que variam dos 120cv aos 170cv. Mais tarde será lançado um bloco de 195cv bi-turbodiesel. O modelo de entrada começa com o bloco 1.4L a gaolina com turbo. Mas o destaque é a nova geração do 1.6L SIDI Turbo ECOTEC, com injeção direta e sistema Start/Stop que proporciona um desempenho extremamente suave, com torque forte e grande economia de consumo. Acelera dos 0-100km/h em 9,6 segundo e atinge uma velocidade máxima de 222km/h. Este bloco faz a sua estreia no Cascada e em breve alargar-se-á a outros modelos de tamanho médio e compacto. A caixa de velocidade pode ser manual de seis velocidades ou de transmissões automáticas.

Versões a gasolina
1.4 Turbo Ecoflex (140cv) : 207km/h; 6,3L/100km; 148g/km
1.6 SIDI Turbo (170cv) : 222km/h; 6,3L/100km; 148g/km

Versões a diesel
2.0 CTDI Ecoflex (165cv) : 218km/h; 5,2L/100km; 138g/km
2.0 Biturbo CTDI Ecoflex (195cv) : 230km/h; 5,2L/100km; 138g/km

Prós e contras
+ design, qualidade geral, preço, tecnologias, versatilidade, rígidez, isolamento da capota
- visibilidade traseira com capota

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO