Ford Fiesta VI 1.0 Ecoboost (2013)



O novo Fiesta foi ligeiramente revisto nexta sexta geração numa espécie de upgrade ou facelift. O novo pára-choques com a grelha trapezoidal cromada, à Aston Martin, e os faróis marcam o novo modelo. Mas as novidades vêm também debaixo do capôt. Este novo de motor de 100cv tricilíndrico a gasolina com turbo tem garra suficiente para enfrentar a cidade.

Tem nervo suficiente e responde de imediato visto que o binário de 170Nm aparece logo às 1400rpm e o torque pode ir até às 4000rpm. Por isso há que ter alguma cautela e sensibilidade para não ver o ponteiro do combustível a descer. O motor tricilíndrico Ecoboost de 999cc é silencioso a baixas rotações, mas audível assim que se pisa o pedal do acelerador.

Em cidade o Fiesta 1.0 Ecoboost desembaraça-se com algum à vontade. A direcção é precisa e ágil para mover-se facilmente em curvas e contracurvas. É fácil de arrumar, apesar da visibilidade traseira ser reduzida. Já em auto-estrada e a velocidade máxima há que ter algum cuidado com os ventos laterais.



O novo Fiesta 1.0 Ecoboost não desaponta e parece continuar à altura dos pergaminhos. Há no entanto que ter alguma cautela com os consumos. A Ford anuncia 4,3L/100km mas na realidade pode chegar facilmente aos 8,7L/100km. Quanto ao ambiente a Ford anuncia 99g/km de CO2.

Este Fiesta pode vir com um sistema que controla a velocidade máxima e o volume máximo, mais adequado para os pais controlarem as emoções dos filhos. Em termos de medidas está muito idêntico à anterior geração. No interior verificam-se ligeiras alterações com a ergonomia a ser melhorada para beneficiar os passageiros.

Os comandos dos vidros eléctricos e os puxadores, por exemplo, foram reposicionados. O volante vem em pele. Os designers da Ford tiveram a preocupação de passar uma imagem de maior conforto. O novo Ford Fiesta VI 1.0 Ecoboost vem com rádio cd mp3, bluetooth, controlo por voz, entrada usb e aux.



No geral verifica-se uma melhoria no interior. O tabelier vem com uma moldura superior brilhante. No entanto existem alguns materiais duros que estragam o conjunto. A posição do condutor é confortável e a do passageiro dianteiro também. Fruto do design desportivo do veículo o espaço atrás não é muito. Dois passageiros atrás já não é fácil, quanto mais um quinto.

De referir que ao nível de equipamento é aconselhável escolher uma câmara traseira ou sensores de estacionamento pois as manobras de marcha-atrás são difíceis. O óculo traseiro reduzido e ainda os encostos dos bancos dificultam a tarefa.

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 999cc, 12 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa com turbo
Potência: 100cv às 6000 rpm
Binário: 170 Nm às 1400-4000 rpm
Caixa: manual 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3969 mm
Largura: 1722 mm
Altura: 1495 mm
Peso: 1545 kg
Mala: 290 L
Depósito: 42 L
Pneus: 195/55 R15

Prestações
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,2 s

Consumos
Combinado: 4,3 L/100km
Emissões CO2: 99 g/km

Preço
a partir de 15.510€

Prós e contras
+ comportamento do motor em cidade, fácil condução
- consumo real, visibilidade traseira, alguns materiais duros

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