![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7KEGKmbFmCoolObi8q7zB1Zf7ZDMMnSnN31HAhagv_J2TJxHRROF5kCcOTTfJnI1ALOrjQpbNa5aNxX0w9phUiXNfGqmdnitV_kklwgTlLWRPXA3_L3-vk7oa7KChR2xx5MMBnG7bSw9J/s1600/2014-dacia-duster-facelift_small.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeqOtgfZIhk38y-RMRFWqvDXrR466LdN7kKc6nqY52b4EKjb4VVNmN2C2RM3ma_MPYVF56ty0MXUmvhXZAGsTCFonISaixYfco6ERUyeCO9YhouvaoKllBSw57z8Igr36pEFdXcSYDh0iu/s1600/2014-dacia-duster-facelift_front.jpg)
A Dacia procedeu à renovação do SUV Duster. As alterações são poucas e, lá diz o ditado, em equipa vencedora mexe-se pouco. O Duster foi lançado em 2010 e é, aliás, um caso de sucesso da Dacia e do próprio grupo Renault. Foi um veículo introduzido no mercado com as receitas certas: design simples e apelativo, fiável, barato ao estilo low-cost e com materiais dignos. Agora o objectivo é oferecer mais equipamento e melhor qualidade mas manter ou reduzir os preços. O grande calcanhar de aquiles do Duster era motor a gasolina de 1.6cc com 105cv. Não tinha potência suficiente para responder de forma eficaz ao peso do veículo. Agora a Dacia substitui-o por um novo bloco vitaminado de 1.2cc e 125cv.
Neste novo motor a Dacia reduziu a cilindrada e o consumo mas aumentou-lhe a potência e a performance graças à introdução de um turbo. E mais, este bloco não tem correia de transmissão. Tem uma corrente que não necessita de ser mudada no tempo de vida útil do veículo. A Dacia aproveita o conhecimento e experiência adquirida dos novos blocos da Renault para introduzi-los no Duster sem correr muitos riscos. O novo Duster estará disponível a partir de 2014 no mercado nacional. As alterações estéticas não são muitas. De salientar apenas a nova grelha frontal com um novo desenho em cromado. Mas é no interior que se destacam as maiores mudanças. Os materiais e os acabamentos melhoraram.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnSrdYlTbiMNr2Xxfea4DfWRA2Q_NdAVViWLL7_wlaDKBvv8kMucgEc1xHdoBT0loAB_JTIX7xklvP2StTnRSz7Z09eAoz_e55jsHvNWibHJGhlriJ8YWlwyWV8dBD3pGOajgyK9Rz3Bi1/s1600/2014-dacia-duster-facelift_rear.jpg)
Os bancos são mais ergonómicos. O painel de bordo e a consola central foram renovados com um novo desenho mais afoito. Existem mais espaços para arrumar objectos. Dispõe agora de um sistema de multimédia Dacia Media Nav. O controle de estabilidade é de série. Em suma o interior sofreu um upgrade geral tornando o Duster mais confortável e reduziram-se os ruídos parasitas o que é bastante positivo. Em opção existe ainda um sistema de cruise control e sensores de estacionamento atrás. De salientar que a versão de tração integral responde bem em percursos não asfaltados. Nesta versão dispõe de três modos de tração: 2WD (4x2), Auto (automático) e Lock (4x4). A garantia do novo Duster é de 3 anos ou 100.000km.
Versões a gasóleo
dCi 1.5 4x2 (90cv): 14,2s; 156km/h; 4,7L/100km; 123g/km; 18.850€dCi 1.5 4x2 (110cv): 12,2s; 169km/h; 4,8L/100km; 127g/km; 19.900€
dCi 1.5 4x4 (110cv): 12,9s; 168km/h; 5,1L/100km; 135g/km; 22.850€
Versões a gasolina
Tce 1.2 4x2 (125cv): 10,4s; 175km/h; 6,3L/100km; 145g/km; 14.990€Versões a gasolina e GPL
dCi 1.6 4x2 (105cv): 12,4s - 12,8; 165km/h - 162km/h; 7,2L/100km - 9L/km; 165g/km - 145g/km; 17.850€![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpE9ruNEwWWF0vA3epeN8VQrrmrfT1w2_jLGGZocQ7WDpE1FA2w9QjIgt2BRlZS1XLY5ljDpZcC6EN1VZPiHl18nHLZyJR67g59mj-YKuzHyGL8cHzr2oE6GvWGwwbR2Wxvdvi4wbQKHpW/s1600/2014-dacia-duster-facelift_int.jpg)
Sem comentários: