Como conduzir em off-road na lama



A condução em terrenos lamacentos deve sempre ser feita com cuidado e de preferência com veículos de tracção integral. Mas mesmo estes nem sempre são uma garantia de uma condução sem problemas caso não sejam tomadas as devidas precauções. Antes de se aventurar em terrenos lamacentos espalhando a lama para os lados averigue as condições do terreno. A condução em lama não é uma tarefa fácil pelo simples facto de que nem sempre se sabe como é o terreno sob a camada visível. Pedras, troncos ou terreno escorregadio são armadilhas que a própria lama esconde.

Existem, inclusivé, vários tipos de lama com características bem distintas. Desde a fina à grossa. Conduzir em lama fina pode ser menos complicado do que conduzir em lama viscosa. Em certas ocasiões requer-se rapidez ao atravessar uma poça de lama para não se ficar atolado. Em outras circunstâncias é necessário conduzir de modo lento para se ir certificando dos obstáculos ocultos. Mas o pior mesmo é ficar parado numa poça de lama pois corre-se o risco de perder a tração na superfície escorregadia e aí quanto mais se acelerar mais atolado se fica.

O segredo é manter uma velocidade constante e ter a perícia e destreza suficientes no manuseamento do veículo evitando parar no meio da poça. Quanto a pneus são aconselháveis pneus com boa tracção. Como precaução vá acompanhado sempre de outra viatura com cabos acoplados na carroçaria para o auxílio num eventual atascamento.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO