alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Fábrica do Tramagal celebra cinquenta anos de existência (2014)
A fábrica do Tramagal celebra cinquenta anos a fabricar veículos e é a mais antiga do sector em actividade a laborar no nosso país. O sector de automóveis em Portugal é um dos maiores exportadores nacionais cabendo à fábrica do Tramagal um papel relevante embora não tão determinante em números como a fábrica da Autoeuropa em Palmela. Também a fábrica de pneus Continental, que adquiriu a nacional Mabor, é uma grande exportadora.
Tudo começou quando a Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF) iniciou a produção dos veículos pesados Berliet destinados à guerra colonial. Inicialmente designava-se por MDF Tramagal – Indústrias de Fundição, Lda., passando mais tarde para MDF. Em 1992 é encerrada a produção dos camiões militares e dita o fim da MDF. Já em 1990 a fábrica é adquirida pelo grupo Mitsubishi passando a fábrica a designar-se de Mitsubishi Fuso Truck Europe. Em 2004 é integrada no grupo Daimler.
Desde essa altura que a produção na fábrica passou a ter no portfólio veículos pesados e ligeiros comerciais da marca japonesa como os Fuso Canter, L200, L300 e Pajero. Em 50 anos de existência já saíram da fábrica do Tramagal 200.000 unidades. Desde 2012 que a fábrica produz o comercial ligeiro híbrido Fuso Canter Eco Hybrid. Na calha está a produção de um camião eléctrico denominado Fuso Canter E-Cell pesando cinco toneladas e com autonomia para 100km.
O projecto do camião eléctrico teve o apoio do estado em cerca de três milhões de euros. Tanto a Daimler como a Mitsubishi já investiram 21 milhões de euros nos últimos anos para modernizar a fábrica. É sabido que a Europa estagnou e lentamente inicia a sua recuperação económica por isso há que apostar noutros mercados. Um dos mercados que a fábrica do Tramagal pretende investir é no africano. Embora a indústria de viaturas em Portugal tenha sofrido inúmeras baixas iniciadas desde o 25 de Abril, ainda há núcleos que persistem. Actualmente existem quatro fábricas no país:
Autoeuropa em Palmela: 91.200 unidades produzidas em 2013
PSA em Mangualde: 56.517 unidades produzidas em 2013
Mitsubishi Fuso em Tramagal: 3.758 unidades produzidas em 2013
Toyota Caetano em Ovar: 1.111 unidades produzidas em 2013
///
2014,
mitsubishi,
projectos nacionais
Sem comentários: