Hyundai i10 II 1.0 Style (2014)



O novo Hyundai i10 vem marcar um novo patamar no segmento dos citadinos. A marca coreana recheou o ultra compacto com um pacote de equipamento capaz de invejar viaturas de outros segmentos. Para além disso o i10 tem um design que pode-se considerar feliz, provando que os citadinos não têm de ser carros amorfos. Depois há que não esquecer o preço que, para muitos clientes deste tipo de viaturas, é um dos factores a eliminar na hora da escolha. O i10 tem os ingredientes necessários para se tornar num caso de sucesso.

A Hyundai, a par da irmã Kia, é das marcas que mais tem evoluído no mercado e o i10 é uma boa prova disso mesmo. Estas marcas têm feito o seu percurso com um design cada vez mais inovador aliados a uma qualidade que vem melhorando constantemente. E há que não esquecer a garantia oferecida como forma de cativar clientes. O novo Hyundai i10, na versão mais acessível, chama logo a atenção pelo seu preço base que é inferior a 10.000 euros. A versão Style, que junta alguns condimentos, fica abaixo dos 15.000 euros, o que até nem se pode considerar que seja muito caro dado o equipamento que oferece.



No exterior o desenho do i10 revela-se espartano. A frente possui uma grelha de grandes dimensões rematadas na lateral com dois rasgos trapezoidais onde se alojam as luzes diurnas em Leds com formato boomerang e luzes redondas de nevoeiro. As ópticas rasgadas recortadas pela linha do capôt ajudam a transmitir o design dinâmico. Na lateral destaque para o espelho retrovisor com pisca incorporado, linha de cintura marcada por um discreto vinco onde segue o puxador e protecção na base das portas com plástico negro. A tampa para o depósito de combustível podia ter sido mais bem integrada. Atrás o desenho foi menos feliz e merecia mais reparo, mas não retira mérito ao i10.

No interior há (surpreendentemente) muito espaço a bordo. Os materiais não são os de um carro premium mas denota-se algum cuidado na montagem. De realçar os bancos que são confortáveis, o que faz adivinhar menor cansaço nas viagens de longo curso. Quanto à bagageira tem capacidade para 252L o que não é mau para um citadino. O tabelier apresenta um design equilibrado feito em dois tons. O manuseamento dos vários intrumentos é feito de modo intuitivo e prático. Na versão Style o volante trás botões o que é útil para não desviar os olhos da estrada.



Quanto ao motor que equipa o Hyundai i10 1.0 trata-se de um tricilíndrico com 66cv. É elástico o suficiente para o dia-a-dia na cidade. A caixa manual de cinco velocidades é ágil e bem escalonada embora sente-se alguma dificuldade em engrenar a marcha atrás. Para ajudar nos consumos existe no painel de bordo uma luz que recomenda a mudança de velocidade adequada. O i10 é bastante ágil na cidade e em curvas, e revela-se fácil de conduzir fruto de uma direcção precisa. Como se referiu os bancos são confortáveis o que fazem adivinhar viagens longas agradáveis, mas há que contar com um motor algo ruidoso e pouca velocidade de ponta.

No Hyundai i10 há que ter cuidado com o acelerador para evitar que o consumo dispare, mas é possível obter valores de 6,0L/100km com uma condução equilibrada. Agora os valores anunciados parecem algo distantes da realidade. Quanto a segurança o i10 vem bem equipado. Trás airbags frontais, laterais na frente e de cortina, auxílio no arranque em subida, aviso de pressão de pneus, sistema Isofix, aviso de colocação de cinto, sistema de gestão de estabilidade VSM, ABS e ainda um útil sistema de iluminação auxiliar em curva. Um pacote que só se vê em segmentos superiores. Vem de série com cruise control, indicador de aviso de gelo na estrada e ainda computador de bordo, ligação bluetooth e rádio com mp3. Como outros veículos da marca coreana o i10 beneficia de garantia de 5 anos e sem limite de kilómetros e inclui assistência em viagem e verificações anuais gratuitas.

Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 998 cc, 12 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção multiponto
Potência: 66 cv às 5500 rpm
Binário: 95 Nm às 3500 rpm
Caixa: manual 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3665 mm
Largura: 1600 mm
Altura: 1500 mm
Peso: 1008 kg
Mala: 252 L
Depósito: 40 L
Pneus: 175/65 R14 T (com pneu suplente)

Prestações
Velocidade máxima: 155 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 14,9 s

Consumos
Combinado: 4,7 L/100km
Emissões CO2: 108 g/km

Preço
a partir de 13.220€ (menos 630€ até 30 Março 2014)

Prós e contras
+ value for money (relação preço/equipamento), preço corresponde ao valor real, design agradável
- engrenagem da mudança de marcha atrás, necessário algum cuidado com o consumo

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