alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Condução violenta pode dar pena de prisão até 3 anos (2014)
A condução perigosa ao volante é considerada crime punida com pena de prisão até três anos para os que violem grosseiramente as regras de circulação rodoviária relativas à prioridade, à obrigação de parar, à ultrapassagem, à mudança de direcção, entre outras, e que criem perigo de vida para terceiros. Também o abuso de sinais sonoros pode ser punido com multas até 300 euros. Segundo o código de estrada as buzinadelas têm de ser breves e apenas para situações de perigo iminente.
A condução diária nem sempre é fácil dado que todos temos de nos confrontar com condutores mais agressivos. Por norma estes constumam ser impacientes e gostam de insultar os outros. Como a violência gera violência, procure evitar o confronto directo e deixe passar os ditos "malucos". No entanto para além destes também há determinado tipo de condutores que tiram a paciência a qualquer um e muitas vezes provocam a ira dos outros podendo potenciar acidentes graves.
Retrato robôt do condutor agressivo
Em vários países o condutor agressivo tipo tem faixa etária compreendida entre os 18 e os 30 anos. Tem pouca experiência e excesso de confiança. Gosta de ouvir música alta e exibe-se quando circula acompanhado. Para além deste de condutor existem vários perfis psicológicos tipo.
O impaciente
É aquele que anda em zigue-zague a procurar ultrapassar todos na faixa da esquerda ou na faixa da direita como se andasse numa pista de corrida.
O chico-esperto
É aquele que não gosta de ficar à espera na fila entrando na faixa que pretende passando à frente de todos. Este condutor inúmeras vezes causa a ira de outros condutores. O tipo de condutor que merece a reprovação da sociedade e que espelha a falta de civismo.
O alheado
É aquele que circula na estrada como se não existisse mais ninguém ignorando o uso de piscas na mudança de direcção, parando sem sinalizar manobra, etc...Por norma são condutores mais idosos e por isso há que dar um certo desconto. Às vezes são aquele que andam mais devagar que causam mais perigo.
O adepto do tunning
O tipo de condutor que conduz um carro, por norma, de baixa cilindrada, mas com escape alterado de modo a produzir muito ruído. É aquele que pensa que conduz um carro de corrida com muitos cavalos. Costuma ouvir música demasiado alta.
O street-racer
São os adeptos de corridas ilegais e perigosas denominadas street-racing. As corridas em estradas públicas são proibidas e puníveis com pena de prisão. Entre 1990 e 2010 já faleceram 6 pessoas na sequência deste fenómeno social e todos da área de Setúbal. Nestes eventos por norma são usados carros com motores modificados com bastante mais potência. É uma modalidade que replica os jogos virtuais bem como a saga "Fast and furious".
O rei
É o típico condutor que faz da estrada um quintal privado, circulando muitas vezes na faixa da esquerda, estorvando e dificultando o trânsito para que todos contemplem sua majestade. É aquele que se sente inferiorizado quando circula à direita e humilhado quando é ultrapassado.
O enraivecido
Mas não são só os condutores que podem ser pouco amistosos. Também os peões são muitas vezes grosseiros quando se atiram para a passadeira a falar ao telemóvel ou ignorando a velocidade do veículo como se tivessem um direito absoluto. Por norma revelam raiva para com a sociedade. É preciso algum cuidado.
///
2014,
código estrada,
sinistralidade e condução
Sem comentários: