Lamborghini LP 610-4 Huracán (2014)



O novo Lamborghini Huracán foi apresentado num feira automóvel e é a nova coqueluche da marca italiana, detida pelo grupo Volkswagen. Sucede precisamente ao Gallardo, o mais bem sucedido modelo da Lamborghini com 14.022 unidade vendidas, e o nome tem origem num touro de raça espanhola da ganadaria Conte de la Patilla. Este animal era bastante conhecido pela sua coragem excepcional e pelo forte sentido de investida nas touradas. Lutou nas praças de touros de Alicante em 1879 ficando na lenda da tauromaquia, com a Lamborghini agora a prestar-lhe a devida homenagem dando-lhe o mesmo nome a um supermodelo desportivo.

O novo Huracán apresenta um design aliciante e inovador, com muitas arestas vivas a darem-lhe a devida agressividade. Na frente as ópticas trapezoidais são inovadores com as luzes diurnas de leds em formato de duplo V em redor dos médios e máximos. São uma continuação daquilo que já foi experimentado no Veneno e antes iniciado nos Audi de competição das 24 horas de Lemans. Têm um aspecto de olhos semicerrados como que a desafiar o "toureiro". O recorte do capôt contorna o logotipo e acompanha o vinco da carroçaria, que se estende até à proeminente grelha negra com favos de mel.



Toda a carroçaria tem inúmeros baixos relevos, curvas, contracurvas e vincos que tornam o Huracán mais musculado que o antecessor Gallardo. E fazem deste modelo um regalo para a vista num jogo de sombras deslumbrante. É de facto um salto inovador na linguagem com formas mais complexas que só a precisão da alta tecnologia de moldagem de carroçarias permite. Se tiver a sorte de o ver algures estacionado na rua ou num stand vale a pena perder algum tempo a contemplar esta obra de arte, principalmente se for um exemplar na cor branca onde os contrastes são mais evidentes.



Na lateral destaque para as entradas de ar na base e junto ao vidro para arrefecer o motor, que se encontra alojado atrás, bem como o sistema de travões traseiros. A destoar só mesmo os espelhos retrovisores que mereciam um desenho mais à altura. Na traseira uma enorme boca horizontal pontiaguda é rasgada no pára-choques em baixo relevo onde se alojam as ópticas de desenho inovador. As quatro pontas de escape cromadas não enganam, este é mesmo um super desportivo que alcança os 100 Km/h em meros 3,2s.



Mas o desenho inovador do novo Huracán não se limitou ao exterior, também o interior foi alvo da criatividade dos designers. O desenho cheio de ângulos foi transmitido para o cockpit principalmente nos ventiladores. Toda a estrutura do Huracán é construída recorrendo ao alumínio e à fibra de carbono o que confere mais leveza ao modelo e melhores performances. Pesa apenas 1.422kg o que, face à potência total, permite obter uma relação peso/potência de apenas 2,33 kg/cv. A rígidez do Huracán também é um ponto forte face ao Gallardo. Para movimentar este "touro" indomável existe um motor V10 a gasolina com uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades que transmite a potência às quatro rodas através de um sistema de controle eletrónico.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO