
O Ecosport é o novo pequeno SUV da Ford para combater um nicho de mercado criado pelo Nissan Juke e, mais recentemente, alargado com o Renault Capture. No fundo podem-se chamar a estes veículos Crossovers. São veículos com aspecto de SUV, de pneus altos, mas de dimensão compacta e mais adaptados à cidade do que ao campo. A colocação de um pneu suplente à vista sob uma capa no portão traseiro, inspirado no Range Rover, pretende transmitir uma imagem de veículo offroad, mas o Ecosport não é propriamente um puro todo o terreno.
O Ecosport é um modelo que pretende abarcar vários mercados, como os emergentes. A Ford procurou uma receita que se encaixe em diversos gostos e é fabricado na Índia, onde a mão de obra é mais à medida. Mas por vezes quando as marcas procuram receitas para atingir um determinado objectivo o resultado nem sempre sai conforme o esperado. E, pelo contrário, certos modelos lançados de forma despretenciosa tornam-se autênticos sucessos. Se algumas marcas acertam à primeira outras necessitam de várias tentativas. Veremos em que patamar se colocará o Ecosport.

O design do Ecosport apresenta uma frente robusta com uma enorme grelha trapezoidal de frisos cromados. Acima as ópticas de olhar cerrado seguem o prolongamento de uma fina grelha horizontal. Ao lado as luzes de nevoeiro e a base do pára-choques apresenta-se em plástico negro para proteger a pintura. Uma grelha adicional inferior com boca em metal acetinado completam o visual. Na lateral os pneus parecem subdimensionados e não encaixam bem no look, fazendo lembrar o aspecto do Fiat Panda. Mereciam umas dimensões maiores de série.
A traseira peca por ser algo "reciclada". Foi buscar as ópticas de outros modelos da marca e juntou um pneu envolto em carcaça rígida no portão e lembrar os clássicos de todo-o-terreno. O único senão desta solução é que exige que o portão tenha abertura de batente na horizontal, necessitando de muito espaço atrás para abrir na totalidade. No interior a consola central não convence por ter um layout de design pouco consensual e está cheia de botões de dimensões reduzidas que exigem alguma prática e tempo de habituação para manusear e ler informação sem ter de parar no trânsito. Os bancos têm espaço suficiente e a visibilidade é boa em qualquer ângulo. Os acabamentos não deslumbram mas são bons.

Apesar de alguns pontos menos conseguidos, a condução do Ecosport é confortável. Sobe passeios sem dificuldade e pode andar em pisos agrestes sem se ressentir mas convém não abusar pois só tem tração às rodas frontais. O bloco 1.5 TDCi revela-se suficiente para qualquer situação mas falta-lhe alma. A caixa de cinco relações é fácil de usar e sem falhas. As recuperações são algo lentas e necessita de 14s para atingir os 100km/h. O consumo também parece desviar-se bastante do anunciado, sendo necessário adicionar mais duas unidades.
Ao contrário do que o nome diz este já não é um veículo muito poupado e também está longe de ser um desportivo. De eco e de sport tem só ... o nome. Ao nível de equipamento a Ford oferece, durante o seu lançamento, o pack Go Further que adiciona vários sistemas como sensores de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva, regulador de velocidade, ligação a smartphone e ainda umas jantes de 17'' que dão um aspecto mais a condizer ao Ecosport. Pela negativa de referir ainda que o Ecosport apenas obteve quatro estrelas nos testes de colisão da Euroncap.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1498 cc, 8 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa por rampa comum, turbo de geometria variável, intercooler
Potência: 90 cv às 3750 rpm
Binário: 205 Nm às 1750-3000 rpm
Caixa: manual 5 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4273 mmLargura: 1765 mm
Altura: 1665 mm
Peso: 1384 kg
Mala: 375 L
Depósito: 52 L
Pneus: 205/50 R17 93W
Prestações
Velocidade máxima: 160 km/hAceleração 0-100 km/h: 14 s
Consumos
Combinado: 4,6 L/100kmEmissões CO2: 120 g/km
Preço
a partir de 23.850€Prós e contras
+ Condução agradável, boa visibilidade, equipamento
- Consumo, recuperações, arranque lento, consola central, apenas 4 estrelas nos testes segurança








Sem comentários: