Toyota Yaris III facelift (2014)



O Toyota Yaris vai na terceira geração e apesar do modelo ser recente (três anos de vida) já foi alvo de um restyling. Mas não foi só no aspecto exterior que se deram as alterações. Também a parte mecânica foi revista para melhorar o comportamento e os consumos. Quando foi lançada a primeira versão híbrida do Yaris a intenção foi distingui-lo dos restantes. Mas agora a Toyota alterou a táctica e decidiu tornar todos os modelos homogéneos sem distinções estéticas. E diga-se que é uma medida correcta e que devia ser aplicada pelas marcas também em modelos eléctricos. Não faz sentido criar linguagens estéticas especiais para carros eléctricos...

O preço de arranque começa nos 13.250€ para a versão mais básica a gasolina com motor tricilíndrico. Este bloco foi alvo de pequenas afinações anunciando um consumo de 4,1L/100km. Nas restantes gamas houve poucas mexidas na mecânica excepto o Yaris híbrido que agora consome apenas 3,3L/100km. Ainda é ligeiramente mais caro que o modelo a gasóleo mas a tendência é esbater-se o preço no futuro. Todos os modelos apresentam sistema start/stop automático para reduzir o consumo.



Na parte estética ressalta à vista a enorme grelha frontal em meia lua e ainda as ópticas traseiras com novo layout interior apesar do formato ser o mesmo. Outras modificações foram introduzidas no Yaris como a suspensão de modo a proporcionar maior conforto e a aerodinâmica, A insonorização a bordo também saiu reforçada. Quanto a equipamento existem três gamas: Active, Comfort e Sport.

Em opção existem os packs Style que junta jantes de liga leve de 15'', travões de disco traseiros, faróis de nevoeiro e ainda o pack Techno. De salientar que as diferentes gamas alteram o layout das ópticas. Mas o que mais chama à atenção são os materiais usados no interior que são melhores ao tacto do que a versão de 2011. A gama intermédia Comfort disponibiliza um ecrã táctil de 7'' nas consola central com sistema de multimédia.



Versões a gasolina
1.0 VVT-i (tricilindro 69cv) cxm 5v: 15,3s; 155km/h; 4,1L/100km; 95g/km; 13.250€
1.33 Dual VVT-i (99cv) cxm 6v: 11,7s; 175km/h; 4,8L/100km; 109g/km; 14.690€

Versões a diesel
1.4 D-4D (90cv) cxm 6v: 10,8s; 175km/h; 3,8L/100km; 99g/km; 16.905€

Versões híbrido gasolina/eléctrico
1.5 VVT-i Hybrid (100cv) cxa: 11,8s; 165km/h; 3,3L/100km; 75g/km; 18.240€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO