
Já é possível vislumbrar imagens concretas do novo roadster MX-5. Trata-se da quarta geração do best-seller da Mazda e que irá comemorar 25 anos de existência, tendo uma vasta legião de fãs por todo o mundo. A sua apresentação teve lugar em três locais em simultâneo - Espanha, EUA e Japão - e a venda no mercado só arrancará em 2015. Se o formato se mantém, já no que toca à parte estética existe uma ruptura com as linhagens anteriores. Se as 2ª e 3ª gerações tinham ópticas redondas agora a Mazda optou por uns olhos mais felinos. Este novo MX-5 é uma mistura de várias inspirações, veja porquê.
O Mazda MX-5 continua a hostentar o título de modelo desportivo de dois lugares mais vendido de sempre no mercado. Quem se recorda da primeira geração do Miata (designação japonesa para o MX-5) não esquece os inconfundíveis faróis escamoteáveis à frente. Depois a segunda geração surgiu com faróis em forma de elipse à frente e atrás. A terceira geração manteve a receita. Na comemoração dos 25 anos do MX-5 a responsabilidade é grande e a Mazda decidiu arriscar. Quando olhamos para a frente os olhos cerrados e pontiagudos mostram um ar zangado. O prolongamento da linha superior do farol pela linha de costura do pára-choques até à cava da roda, uma solução estética inspirada na BMW.

O capôt revela-se mais mergulhante. A enorme grelha em forma de boca transmite mais agressividade ao modelo. As entradas de ar adicionais nas laterais com queixo saliente também dão mais desportividade ao novo MX-5. Mas será que esta ruptura irá ser bem aceite pelo mercado? Fica a pergunta e que tem uma razão de ser. Por exemplo a Porsche é uma marca bastante fiel à sua linhagem histórica de faróis redondos. Os clientes da marca germânica não aceitam de ânimo leve mexidas radicais sem uma lógica consistente.
E isto porque o design intemporal permite uma maior valorização dos veículos no mercado no longo prazo. O design proveniente de modas passa rápido e desvaloriza-se rapidamente necessitando de sucessivos facelifts. Este novo MX-5 procura seguir a linguagem de modelos recentes introduzidos no mercado pela Mazda com a designação Kodo. Mas a táctica de usar a mesma receita em todos os modelos para conferir um design institucional por vezes pode ter resultados negativos descaracterizando modelos distintos. O futuro o dirá e não esquecer que, até agora, a primeira geração do MX-5 foi a que mais vendeu.

Na lateral o destaque vai para as cavas com remate facetado alinhado pelas rodas de 16'', cujas jantes em negro se mostram com um desenho algo antiquado. Um aro cromado envolve toda a capota de lona. Os pilares frontais na cor preta diluem-se na capota negra. Atrás as ópticas apresentam-se com formato mais complexo constituídas por dois elementos. Uma tira horizontal potiaguda que segue a linha do pára-choques e se cruza com um cículo perfeito embutibo em baixo relevo. Se a frente faz recordar a BMW, a traseira remete para o design da Jaguar ou Alfa Romeo.
Nas laterais inferiores rasgos intoduzidos no pára-choques albergam as luzes de marcha-atrás. A base da carroçaria é protegida por plástico negro. Duas ponteiras de escape cromadas mereciam uma melhor integração no pára-choques, pois soam a tunning. Ao contrário do exterior o interior continua de design clássico com bocas de ventilação e comandos em formato redondo, o mais eficaz diga-se, mas com um ecrã táctil novo integrado. Os estofos interiores em pele negra com costura em vermelho fazem-nos lembrar o Golf GTI.

No que toca à carroçaria o MX-5 terá incorporado a nova tecnologia SKYACTIVE mas com tracção traseira. O novo roadster continuará a ter tração traseira. Comparativamente com a anterior geração o novo MX-5 é 105mm mais curto, 20mm mais baixo, 10mm mais largo e com um centro de gravidade mais baixo conferindo mais estabilidade e divertimento na condução.
A redução de 100kg com o uso de materiais mais leves permitiu aperfeiçoar as performances e consumos. A colocação do motor ao centro permite uma repartição de pesos 50/50 em cada eixo. Quanto a motorizações haverá novidades mais ainda não foram reveladas. Sabe-se apenas que existirão dois blocos a gasolina: um com 1.5L e 140cv e outro com 2.0L a debitar 200cv. Uma versão de capota rígida também ser lançada mais tarde.
Vendas do MX-5 em todo o mundo
1ª geração: 431.506 unidades2ª geração: 290.123 unidades
3ª geração: 225.494 unidades
Total: 947.123 unidades








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