
A Toyota apresentou em Paris o concept C-HR, um modelo futurista que combina a ideia de um crossover radical de cariz desportivo com a próxima geração de motorização híbrida. Vislumbram-se linhas dinâmicas e fluídas mas também uma certa dose de experimentalismo, aliás é mesmo para isso que servem estes modelos - testar a opinião dos media e das redes sociais.
Tem um perfil desportivo com o tecto baixo, esguio e afunilado. A frente mostra-se robusta e a largura das cavas das rodas avantajada em relação ao corpo central, enquanto a traseira procura mostrar-se agressiva. Este modelo poderá servir de ponto de partida para o design institucional dos futuros modelos da marca nipónica.
A grelha inferior na frente é completada por rasgos triangulares laterais onde se inserem luzes diurnas em leds de alta potência. As ótpicas frontais apresentam um desenho interno com várias auréolas em redor dos médios e seguem um rasgo geral na frente que percorre o logotipo. É uma solução muito inspirada no eléctrico Renault Zoe. Na lateral sobressaem as enormes cavas negras e a saia para proteger a pintura da carroçaria.

Atrás o desenho musculado cheio de curvas, contracurvas e rasgos no pára-choques mostram a veia experimentalista deste modelo. As ópticas são dois boomerangs salientes em relação à carroçaria. Uma solução esteticamente interessante mas pouco prática devido ao acumular de sujidade nas suas reentrâncias. Um difusor aerodinâmico na parte inferior reduz a resistência ao ar, o que faz antever que o C-HR poderá ter performances desportivas no asfalto.
As jantes são bicolores com design inovador. De referir ainda o pilar traseiro de desenho separado do tejadilho que apresenta uma superfície texturada. Com vista a tornar o tecto baixo e esguio, o óculo traseiro acabou por ser sacrificado com uma visibilidade reduzida. O novo C-HR Concept mede 4.35m de comprimento, 1.85m de largura e 1.5m de altura. A distância entre eixos é de 2.64m e o centro de gravidade é baixo.
Tudo isto somado a uma rigidez estrutural considerável fazem do C-HR um veículo estável em curvas e com comportamento um dinâmico e ágil. A motorização a equipar este crossover desportivo será o novo bloco híbrido da Toyota ainda mais eficiente do que a geração anterior que equipa o Prius.








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