O mito da segurança nos carros grandes (2014)



Ao contrário do que muitos pensam, carros mais altos e maiores não são sinónimo de serem mais seguros, principalmente em curvas. O poder do marketing e da publicidade fez crer nas pessoas que carros grandes dão a sensação de maior robustez. Os EUA são dos países com mais percentagem de veículos grandes.

O facto de serem maiores faz com que a massa de impacto aumente em caso de choque. Para inverterem isto as marcas desenvolveram sistemas de absorção da energia com pára-choques elásticos, peças da carroçaria facilmente desmontáveis ou estruturas menos rígidas. No entanto é no famoso teste do alce - prova realizada com curvas e contracurvas a alta velocidade - que os denominados suv's, jeeps ou pickups sentem mais dificuldade.



Mas não são só os carros altos que sentem esse handicap, também os carros comerciais de caixa alta ou pequenos monovolumes por vezes se revelam instáveis no teste do alce. Um dos modelos que ficou famoso, pela negativa, foi o Mercedes Classe A. Estes modelos são bastante sensíveis a guinadas repentinas e violentas por isso há que ter algum cuidado no seu modo de condução, usar o volante de modo progressivo e evitar altas velocidades em curvas apertadas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO