Opel Corsa V (2014)



A quinta geração do Opel Corsa vai chegar ao nosso mercado em 2015 com um chassis evoluído, uma dinâmica apurada e um design rejuvenescido. Os motores e as transmissões que vão equipar o Corsa também serão novos. Quanto ao habitáculo sofreu melhorias na qualidade. Aqui ficam as imagens divulgadas da quinta geração do modelo da Opel mais vendido de sempre que comemora 32 anos com quase 12 milhões de unidades vendidas.

O Corsa V vai buscar inspiração a alguns modelos da marca. As ópticas frontais em formato boomerang com iluminação diurna em leds são claramente herdadas do Insignia enquanto a grelha advém do Adam. O capôt tem um baixo relevo em forma de cunha dando um aspecto mais escultural à frente. De lado também se nota o vinco inferior na porta bem ao estilo Insignia. O envidraçado lateral continua com o mesmo aspecto da quarta geração mas com um adorno na extremidade atrás.



A traseira saiu menos inspirada, talvez um pouco amorfa. No interior o novo layout apresenta-se um patamar acima da anterior geração. O espaço aumentou. Os tons em cinza são quebrados por alguns pormenores a imitar metal acetinado e cromado. A consola central com acabamento em preto brilhante terá tendência a riscar-se com o passar do tempo. Um ecrã táctil infoteinment IntelliLink de 7'' permite navegar nos vários aplicativos. O volante integra comandos multifunções.

No capítulo das motorizações destaque para o novíssimo motor tricilíndrico de alumínio a gasolina Ecotec de 1.0L com turbo de 90cv e 115cv. É o primeiro a usar veio de equilíbrio o que reduz o ruído e as vibrações, dando mais conforto a bordo. Em baixas rotações o turbo acaba por compensar nas recuperações e funciona com um binário máximo de 170 Nm logo às 1800 rpm. Na gama diesel o bloco de lançamento será o 1.3 CDTi. Mais tarde chegará uma versão mais económica.



Todas as versões vêm com sistema Start/Stop de série para reduzir o consumo. As transmissões são novas e de baixo atrito de modo a aperfeiçoar a eficiência. A caixa manual de seis relações é bastante compacta e fácil de usar. Em opção existirá uma caixa automática. A suspensão e a direcção são integralmente novas, dando uma resposta mais precisa, um maior conforto e uma dinâmica superior. O centro de gravidade foi rebaixado dando mais estabilidade à condução em recta ou curva.

O novo Corsa dispõe de vários sistemas de apoio à condução que só se vêm em veículos de gama superior. O modo de condução ‘City’, acionado através de uma tecla no tablier, permite reduzir o esforço que o condutor tem de aplicar no volante quando efetua manobras de estacionamento. O sistema Advanced Park Assist é capaz de comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento.



Existirão duas gamas no novo Corsa: Comfort e Sport. Vem com uma série de equipamento opcional como o sistema porta-bicicletas FlexFix, o sistema de aquecimento para bancos dianteiros, pára-brisas e volante, uma câmara traseira para auxílio no estacionamento e um sistema de assistência ao arranque em subidas. Já o sistema de monitorização permanente da pressão de pneus é de série.

Quanto a segurança o novo Corsa conta com faróis bi-xénon direcionais, sistema de alerta de ângulo morto, câmara Opel Eye capaz de reconhecer sinais de trânsito, sistema aviso de saída da faixa de rodagem, sistema de comutação automática entre médios e máximos e ainda indicação de distância para o veículo da frente, alertando o condutor para uma colisão iminente projectando uma luz vermelha no pára-brisas. O novo Corsa subiu uns degraus, claramente.

Modelos a gasolina
1.0 Ecotec (c turbo 90cv): 11,9s; 180km/h; 4,3L/100km; 100g/km;
1.0 Ecotec (c turbo 115cv): 10,3s; 195km/h; 4,9L/100km; 114g/km;
1.2 (70cv): 16,0s; 162km/h; 5,3L/100km; 124g/km;
1.4 ecoFLEX aut. (90cv): 13,9s; 170km/h; 5,9L/100km; 139g/km;
1.4 ecoFLEX easytr. (90cv): 13,9s; 175km/h; 4,7L/100km; 110g/km;
1.4 Turbo (100cv)

Modelos a diesel
1.3 CDTi ecoFLEX (95cv): 11,9s; 182km/h; 3,2L/100km; 85g/km;

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO