Seat Leon III X-Perience (2014)



A nova carrinha Seat Leon ST já tem uma versão crossover, que permite algumas incursões fora do asfalto. A carroçaria mais robusta do que a versão comum e a tracção às quatro rodas aliada a uma maior altura ao solo fazem da X-Perience um modelo de espírito aventureiro. Trata-se de uma filosofia iniciada no grupo Volkswagen com a carrinha Audi A4 Allroad. Estará à venda em 2015.

De facto a protecção das cavas das rodas e da parte inferior dos pára-choques em plástico negro e alumínio garante maior robustez. As ópticas traseiras são ligeiramente diferentes e salienta-se o acrescento de reflectores em baixo. A dupla ponteira de escape cromada também sobressai. Outra diferença para a ST também se verifica no tejadilho que apresenta barras. O resto é quase tudo idêntico à carrinha normal. Mas não se julgue que é só o visual da X-Perience que sai beneficiado.

A X-Perience vem equipada de série com tracção integral 4Drive recorrendo a um sistema Haldex de 5ª geração de distribuição automática, permitindo experiências, melhor desempenho e divertimento em solos diferentes do asfalto como por exemplo a terra batida e, porque não, a neve. No entanto não é um todo-o-terreno puro por isso há que evitar solos demasiado enlameados onde existe o risco de ficar atascado.



O sistema 4Drive transmite a potência às rodas da frente em circulação normal. Caso haja perda de aderência o sistema encarrega-se de transmitir metade da potência às rodas de trás. O diferencial electrónico XDS também permite abordar as curvas com maior dinamismo. A suspensão da X-Perience é bastante mais eficaz do que na versão ST. E isto transmite maior conforto a bordo aos ocupantes.

A X-Perience vem de série com sistema de auxílio ao arranque em subida, sete airbags, sistema de start/stop automático, ecrã táctil infoteinment de 5'', cruise control, sistema de mitigação de coligação com o veículo da frente em caso de embate por trás, climatizador, faróis de nevoeiro com accionamento em curva e ainda umas jantes de liga leve estilizadas de 17''. Existem alguns opcionais com destaque para o sistema de travagem automático em caso de risco de acidente até uma determinada velocidade através de sensores e ainda faróis em leds.

No interior não há muitas diferenças a assinalar onde impera o ambiente sóbrio em tom escuro e layout ao estilo de veículo de executivo. O volante com botões multifunções apresenta bom tacto. Os materiais e acabamento são bons. Pode levar cinco passageiros de forma desafogada. A capacidade da bagageira é de 570L.



No capítulo das motorizações só estarão disponíveis no nosso mercado blocos a diesel associadas a uma caixa de seis velocidades. Para mais tarde fica reservado o lançamento de uma versão com tracção apenas às rodas da frente em duas motorizações, uma a diesel 1.6 TDI e outra a gasolina 1.2 TSI. Estas serão mais baratas que as versões 4x4 mas perdem no desempenho fora do asfalto. Muito provavelmente a versão 4x2 fará mais sentido para circular em cidade.

Modelos a diesel
1.6 TDI 4x4 (110cv): 11,6s; 184km/h; 4,7L/100km; 122g/km; 32.300€;
2.0 TDI 4x4 (150cv): 8,7s; 208km/h; 4,9L/100km; 129g/km; 37.530€;
2.0 TDI DSG 4x4 (110cv): 7,1s; 224km/h; 4,9L/100km; 129g/km; 40.825€

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