
A quinta geração do Opel Corsa já foi analisado neste blog, mas agora vamos observar a versão com um bloco 1.0L e 115cv. A parte estética sofreu algumas alterações sem mexer muito em relação à quarta geração, embora a traseira continue algo amorfa. A frente tomou "emprestado" as ópticas do Insignia, dando um ar mais distinto ao Corsa, e "assimilou" a grelha do Adam, dando mais jovialidade ao citadino com mais vendas na marca Opel. Mas é no equipamento e nos acabamentos que o Opel Corsa deu um salto significativo. No entanto este motor também tem algumas virtudes.
O bloco de apenas três cilindros e 115cv de potência consegue ser silencioso, ao contrário de outros propulsores no mercado, e é ágil oferecendo boas recuperações em cidade. Para além disso precisa de apenas 10,3s para atingir os 100km/h o que é um feito para o bloco de apenas 1.0L de cilindrada. Tudo graças ao auxílio de um turbo, claro. Quanto a consumos o ideal é contar com números a rondar os 5,5 e 6,0L/100km. Não há milagres. Vem com sistema start/stop automático. Estes blocos a gasolina com turbo têm ainda um caminho a percorrer para alcançarem o desempenho dos diesel, mas também já estiveram pior, há que dizer. No que toca à caixa manual de 6 relações está bem estruturada e o seu uso é fácil.

O chassis e a suspensão do novo Corsa são novos, o que oferece aos seus ocupantes maior conforto e estabilidade em curva. A direcção mais precisa e leve proporciona um estilo de condução mais desportiva. Em estacionamento até os condutores com maior dificuldade em manobrar sentirão a diferença. O espaço a bordo é bom e ao tocarmos nos materiais e acabamentos nota-se uma nítida melhoria. O painel central, com um pequeno ecrã táctil de 7'', tem acabamentos menos duros e outros a lacado (existe o problema dos riscos no lacado). O layout foi simplificado mas oferece mais funções do que a anterior geração. Quanto à bagageira está dentro da média dos utilitários. Tem um acesso fácil e a sua forma regular ajuda no arrumo. Em opção é possível colocar um piso que oculta objectos.

Como opcionais existem sensores de luz, de chuva, cruise control, sistema de auxílio ao arranque em subida, sensores de estacionamento e um pacote de assistência ao condutor que inclui Opel Eye (capaz de reconhecer sinais de trânsito), sistema de mitigação de choque frontal em cidade e alerta de saída da faixa de rodagem. O sistema infoteinment Intellilink permite ligação com smartphone Apple ou Android copiando funções do telemóvel para a consola. É possível ainda sintonizar estações de rádio da internet. No entanto há que ter algum cuidado com o uso do ecrã táctil dado que a tentação para a distracção é grande.

Em suma esta versão do novo Corsa tem um motor com boa alma, em que apenas é preciso algum cuidado com os consumos. Quanto a acabamentos é evidente a aproximação de modelos de uma categoria superior. Os opcionais não são caros mas podem inflaccionar o valor final. Para quem o usa em cidade e não tem garagem garantida os sensores de estacionamento são um opcional imprescindível enquanto que os sensores de chuva ou de luz são dispensáveis até porque quanto menos tecnologia, menos potenciais avarias. Já no que toca a segurança todos os cuidados são poucos.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 999 cc, 12 válvulasAlimentação: injecção directa com turbo
Potência: 115 cv às 5000-6000 rpm
Binário: 170 Nm às 1800-4500 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4021 mmLargura: 1944 mm
Altura: 1418 mm
Peso: 1199 kg
Mala: 285 L
Depósito: 45 L
Pneus: 195/55 R16
Prestações
Velocidade máxima: 195 km/hAceleração 0-100 km/h: 10,3 s
Consumos
Combinado: 4,9 L/100kmEmissões CO2: 115 g/km
Preço
a partir de 16.190€Prós e contras
+ silêncio e dinâmica do bloco tricilíndrico, equipamento, materiais e acabamentos, preço
- algum equipamento deveria ser de série
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