Combustíveis simples passam a estar disponíveis nas bombas de abastecimento



A partir de 17 de Abril estarão disponíveis nos postos de abastecimento combustíveis simples, ou seja sem aditivos. O Governo já definiu as regras para a sua identificação até 4 de Maio. As mangueiras dos combustíveis simples serão diferentes das outras e terão as seguintes designações: ‘Gasolina Simples 95’ com um fundo de cor verde ou ‘Gasóleo Simples’ com um fundo de cor preta conforme referido na Portaria n.º 107-A/2015.

A colocação dos dísticos dos novos combustíveis deverá ser coerente e em paralelo com os demais combustíveis disponibilizados, não devendo ser secundarizada. Para além disto os postos de abastecimento deverão colocar informação sobre a aditivação suplementar dos combustíveis não simples nas diversas ilhas onde se encontram as mangueiras de modo a que o cliente possa ler claramente.

Só resta saber quais serão os preços dos combustíveis simples e a adesão do público. Há que ter em atenção que combustível simples não é o mesmo que combustível low-cost. Combustível low-cost é aquele que é comercializado, por exemplo, junto dos hipermercados e é mais barato devido à redução do custo de produção. Há combustível low-cost que pode ou não ter aditivos. Mas agora, tal como os outros, vão ter de disponibilizar os dois modelos: simples e aditivado, esclarecendo o cliente.

Já existem diversos relatos de clientes que atestaram em postos de abastecimento low-cost que posteriormente tiveram problemas no motor, eventualmente devido à ausência de aditivos. É que os motores modernos, especialmente os que usam turbo, são muito exigentes com o tipo de combustível e qualquer impureza interfere logo com o normal funcionamento. Portanto o motor perde potência sem aditivos no combustível? Pode ter problemas no futuro? Sem aditivos o combustível é mais sujo? Falta esclarecer a opinião pública sobre quais as vantagens e desvantagens dos combustíveis simples.

1 comentário:

pete

se a diferença de preços não é muita vai tudo para o aditivado, acho que

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO