
A Audi está a desenvolver um novo combustível chamado e-diesel. Trata-se de um diesel sintético criado a partir de água e CO2. O processo de electrólise a alta temperatura separa o hidrogénio da água, para depois o associar ao dióxido de carbono e formar o combustível final.
O princípio power-to-liquid é capaz de transformar água e dióxido de carbono em hidrocarbonetos líquidos, com propriedades semelhantes à gasolina ou ao gasóleo. A marca dos anéis, em conjunto com a empresa alemã Sunfire e com o apoio do governo alemão, lançou-se neste projecto pioneiro pois crê que pode ser uma forte alternativa aos combustíveis correntes.
Água (H2O) e dióxido de carbono (CO2) extraído da atmosfera e um toque de energia eléctrica renovável produzida através de energia solar são os compostos principais deste diesel sintético com propriedades mais sustentáveis e amigas do ambiente do que os actuais combustíveis fósseis. No início a água é aquecida para formar vapor que depois é dividido em hidrogénio e oxigénio por meio de electrólise a altas temperaturas, que podem ultrapassar os 800ºC.

De seguida o hidrogénio reage com o CO2, em reactores de síntese sob pressão a altas temperaturas. O resultado final é um líquido feito a partir de compostos de hidrocarboneto. O e-diesel também é denominado de blue crude já que é livre de enxofre e de hidrocarbonetos aromáticos.
A Audi refere que o e-diesel pode ser usado adicionado aos tradicionais combustíveis ou ser utilizado apenas como um combustível simples. A ideia de produzir combustível a partir de CO2 é bastante interessante já que elimina uma pegada humana do ambiente e as emissões são livres de partículas poluentes. Resta saber depois que elementos são lançados para a atmosfera.








Sem comentários: