Mercedes-Benz Class S VII Coupe (2015)



A sétima geração do Class S passa agora a ter uma versão coupé. Este é um carro de uma outra dimensão, equivalente ao Real Madrid dos galácticos ou ao Barcelona de Messi. Para quem procura um carro de eleição e tem uma capacidade financeira fora da média torna-se inevitável adicionar o Class S Coupe à lista dos modelos preferidos.

Existem duas versões à escolha: o S550 4Matic Coupe e a versão mais desportiva S63 AMG 4Matic Coupe, ambas com tracção integral. Mas existirá ainda uma versão exclusiva, o S65 AMG Coupe com tracção traseira e com um bloco V12. O perfil esguio e elegante diferencia-o da versão normal. A Mercedes designa a silhueta do Class S Coupe como purismo sensual. Um pouco à imagem do que tem feito com outros modelos, seu design exterior procura fugir ao classicismo e à sobriedade habitual que caracteriza o Class S, talvez para captar clientes mais jovens.



A frente vai buscar inspiração aos restantes modelos da Mercedes. Já a traseira é mais inovadora com faróis esguios e elegantes. O equipamento, a tecnologia e o luxo a bordo colocam este veículo num patamar dificilmente alcançável por outras marcas, salvo raras excepções. Os motores V8 que equipam o Class S Coupe são poderosos e garantem sempre que os pergaminhos estão à altura.

Os materiais e acabamentos são do melhor que existe na indústria automóvel. O Class S Coupe pretende exprimir claramente o slogan da marca "The Best or Nothing". É o novo ponta de lança da Mercedes. É um carro de dimensões generosas mas a condução é estável, fácil e segura, mesmo em condições climatéricas adversas. Não podemos controlar o mau tempo mas com o Class S Coupe é possível ignorá-lo. O carro absorve o ruído exterior de forma impecável.



A excelência e a sofisticação são visíveis em todos os pormenores. Por exemplo as ópticas frontais, feitas exclusivamente em leds, dispõem de cristais da Swarovski dando um aspecto mais luxuoso aos farolins. Enquanto que o S550 é mais subtil e elegante, o S63 usa elementos mais agressivos e desportivos. A diferença de preço entre ambos pode ser de 40 mil euros ou mais, consoante o equipamento que se escolha. Mas o luxo no Class S Coupe não é feito tanto pelo lado da ostentação mas mais pela tecnologia.

Enquanto que o S550 4Matic Coupe dispõe de um bloco V8 de 4.7L a debitar 449cv, já o S63 AMG 4Matic Coupe tem um propulsor V8 de 5.5L a debitar 561cv. Ambos têm duplo turbo e caixa automática de sete relações. As performances evidenciadas fazem do Class S Coupe uma limusine bastante rápida. E o refinamento é tal que nunca se tem a sensação de se estar a andar depressa, devido às exemplares estabilidade e dinâmica do chassis. Facilmente atinge-se velocidade de cruzeiro e parece que o carro vai devagar.



A sua condução, acelerações rápidas e o roncar do motor tornam-se viciantes. A tentação para carregar no acelerador é, por isso, grande soltando a fera debaixo do capôt. Mas o Class S Coupe é um camaleão com duas faces. Basta usar o pé direito com discricção o grande coupé revela-se calmo e discreto. A caixa de mudanças é precisa, suave e inteligente acompanhando a velocidade imprimida pelo condutor.

Os travões são excepcionais e a suspensão tem dois modos de funcionamento – comfort and sport – premitindo ao condutor escolher a melhor situação. Para além do tradicional sistema de massagem vem com uma inovadora tecnologia denominado Magic Body Control que permite melhorar o conforto dos passageiros em curvas apertadas compensando o efeito de força G.



O tabelier é clássico e sóbrio jogando com vários materiais à escolha do cliente. Madeira nobre, pele, alcântara, alumínio e elementos em plástico preto brilhante compõem o conjunto. Um largo ecrã TFT infoteinment mostra informação relevante e é colocado mesmo ao lado dos manómetros como um todo em vez de ficar isolado em posição de destaque.



O leque de opcionais é extenso. Vem com treze altifalantes e um sistema de som da Burmester para oferecer uma experiência de som única, cruise control adaptativo, sistema de mitigação de colisão frontal e traseira, sistema de assistência ao estacionamento, assistência em ângulo morto isto só para mencionar alguns exemplos. A tecnologia presente é tal que o Class S Coupe quase que poderia guiar-se sozinho.



Eventualmente este será o melhor Mercedes de sempre já alguma vez fabricado. O seu preço torna-o um objecto de status alcançável por poucos. Haja dinheiro ou então ir sonhando com o euromilhões para poder encomendar um exemplar. Melhor que este Class S Coupe só mesmo um Bentley ou um Maybach, mas neste caso tratam-se de viaturas mais ostensivas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO