
Já analisámos o novo Mazda 2 e elogiámos o seu design e qualidade geral. Está disponível em três motorizações a gasolina de 1.5L com 75cv, 90cv e 115cv. A versão intermédia de 90cv poderá ser a mais interessante, ou seja nem é pouco nem muito potente. O seu preço é competitivo e vem bem equipado, mas custa mais 3 mil euros que a versão base de 75cv o que poderá fazer o consumidor pensar duas vezes. Quanto à versão mais potente chega aos 20 mil euros. É um veículo utilitário citadino bem desenhado, bastante funcional e prático mas que tem acabamentos que procuram colocá-lo no patamar dos utilitários de gama alta.
O seu design feliz fê-lo ganhar vários troféus no Japão e na Alemanha. A frente segue o ADN do Mazda 3 com uma grelha generosa em forma de asas abertas - replicando o desenho do logotipo - emoldurada por um friso cromado brilhante que se estende até às ópticas que apresentam um olhar cerrado e desafiante. Os faróis de nevoeiro completam o look desportivo deste citadino. Na lateral sobressaem linhas de cintura com vincos que vêm da frente e de trás que se cruzam dando o efeito de ondas em água.

O espelho retrovisor exterior tem pisca integrado e é fixo na porta mediante um braço, o que liberta o espaço no vidro junto ao pilar frontal e, consequentemente, aumenta a visibilidade para o condutor. As cavas facetadas pedem umas rodas com jantes mais generosas do que aquelas que vêm equipadas, ou seja 15''. Uma opção que melhorava substancialmente o look do Mazda 2. Atrás o desenho segue a mesma filosofia do design Kodo, adoptado pela Mazda, com os farolins também a apresentarem um olhar cerrado.
Comparativamente com a anterior geração o novo Mazda 2 está maior. Tem mais 14cm de comprimento o que fez aumentar, ligeiramente, o espaço a bordo. Está mais baixo o que contribuiu para melhorar o seu design sem, no entanto, prejudicar muito a visibilidade do condutor e o espaço dos passageiros. A bagageira de 280L é espaçosa e funcional. Sob a base da mala encontra-se um kit de reparação de pneu, o que é uma pena já que o tradicional pneu é mais eficaz. Talvez a Mazda tenha optado por poupar no peso, mas não se justifica.

No interior os materiais e acabamentos são de bom toque e boa qualidade. O layout do tabelier projecta o Mazda 2 para um patamar acima do habitual neste tipo de veículos. O conforto a bordo também é de assinalar e foram tidas em conta a ergonomia e a funcionalidade. A gama de equipamento de acesso já é bastante completa. A marca nipónica pensa que o nível intermédio irá ser o mais procurado e inclui sistema de aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem, cruise control, consola central com ecrã táctil infoteinment de 7'' que permite, entre outras coisas, ligação bluetooth, ligação com porta USB e inclui sistema de navegação por GPS integrado.
O uso dos comandos e da consola central é bastante intuitivo e prático. Ou seja o novo Mazda 2 tem todo o equipamento que um carro moderno deveria ter. O espaço para os passageiros dianteiros é bom, já atrás cabem razoavelmente duas pessoas. Se forem três não é aconselhável viagens longas. O volante é bastante ergonómico e a sua posição facilmente ajustável. A partir da gama de equipamento intermédia o volante e o manípulo de mudanças vêm em pele.

Quanto ao propulsor em questão, com 90cv, responde bem em todas as situações, quer seja em cidade (o seu habitat natural), em estrada ou em caminhos com curvas apertadas. Tem a potência necessária para se desenvencilhar facilmente. Alcança os 100km/h em menos de 10 segundos, o que é de assinalar. Vem acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades de uso suave e eficaz. A sua posição também torna a condução confortável. O único senão deste motor poderá ser o consumo.
A Mazda anuncia um consumo de 4,5L/100km, mas este bloco não possui turbo o que faz elevar um pouco mais o valor em circuitos urbanos, com muito pára-arranca. Está para chegar no Verão deste ano a versão com bloco a diesel de 1.5L e com 105cv, que poderá ser o preferido dos portugueses, por ser mais económico nos consumos. Quanto ao capítulo da segurança vem com sistema ABS, sistema ESP, sistema de assistência à travagem de emergência, airbags duplo, de cortina e lateral, sistema de auxílio ao arranque em subidas e ainda sensores de controle de pressão dos pneus. Trás também ar condicionado, fecho centralizado, sistema de start/stop automático, computador de bordo e vidros eléctricos à frente e atrás, isto no caso de 5 portas.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1496 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção directa
Potência: 90 cv às 6000 rpm
Binário: 148 Nm às 4000 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: PDK 7 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4060 mmLargura: 1695 mm
Altura: 1495 mm
Peso: 1050 kg
Mala: 280 L
Depósito: 44 L
Prestações
Velocidade máxima: 183 km/hAceleração 0-100 km/h: 9,4 s
Consumos
Combinado: 4,5 L/100kmEmissões CO2: 105 g/km
Preço
a partir de 16.625€Prós e contras
+ conforto, materiais, equipamento, bagageira, design, ergonomia e funcionalidade geral, relação preço/equipamento
- consumo, kit reparação de pneu
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