
A nova quinta geração do Corsa dispõe agora de uma versão com transmissão feita através de uma caixa manual robotizada Easytronic de terceira geração, que tem a vantagem de poupar no combustível. Apesar de o preço anunciado de venda ser equivalente às outras versões com caixa simples a única questão é mesmo o preço da sua manutenção e fiabilidade.
Desde a sua primeira geração, que o Corsa já soma com 520.000 viaturas comercializadas em Portugal. É mesmo o modelo mais vendido da Opel no nosso mercado. Por isso a marca alemã decidiu brindar os clientes com uma nova caixa robotizada Easytronic 3.0. A estética deste modelo é a mesma já verificada na apresentação da nova geração.
Tem algumas ligeiras diferenças como os espelhos retrovisores exteriores e tejadilho em negro ou as jantes com desenho próprio. A dinâmica do novo Corsa foi melhorada com um centro de gravidade rebaixado e um chassis mais rígido. O conforto foi aprimorado com um novo sistema de suspensão mais robusto e inteligente. Os consumos beneficiaram de blocos mais eficientes.

A grande vantagem desta versão reside na caixa Easytronic com cinco velocidades. Uma ferramenta útil para quem não se sente muito à vontade em fazer pontos de embraiagem com o pé esquerdo. A Opel refere que graças a esta transimssão os consumos e as emissões saem beneficiados. No entanto o condutor menos familiarizado com este sistema terá de se habituar a aprender o seu modo de funcionamento. Conduzir com uma caixa robotizada não é o mesmo que conduzir com uma caixa manual. A sensibilidade é distinta.
Não sendo uma caixa automática pura, trata-se, no entanto, de uma transmissão gerida por sistemas eléctrónicos ao invés de funcionar apenas numa relação mecânica entre peças como acontece com as caixas manuais simples. No caso de ocorrer alguma falha electrónica na caixa qual será o custo da sua manutenção? Uma caixa manual simples é mais fiável por não depender de electrónica como acontece numa caixa robotizada? Tudo questões que é preciso ter em conta no acto da compra.

A Easytronic tanto equipa o bloco a gasolina ecoFLEX 1.4L com 90cv como a versão a diesel 1.3 CDTI com 95cv. No caso do propulsor a gasolina a caixa robotizada revela-se eficaz tanto em estrada como em cidade. O consumo combinado anunciado pela Opel é de 4,8 L/100km no entanto há que somar mais uma unidade num estilo de condução normal.
O novo Corsa vem bem equipado e com poucos opcionais capazes de inflaccionar em demasia o seu preço, ao contrário do que fazem outras marcas. Trás, entre outros equipamentos, ar condicionado, fecho centralizado, vidros eléctricos, computador de bordo, sistema de auxílio ao arranque em subida, sistema start/stop automático e sensores de controlo de pressão dos pneus.
Mecânica
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1398 cc, 16 válvulasAlimentação: injecção indirecta, admissão variável
Potência: 90 cv às 6000 rpm
Binário: 130 Nm às 4000 rpm
Tracção: dianteira
Caixa: manual robotizada Easytronic 3.0 com 5 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 175 km/hAceleração 0-100 km/h: 13,9 s
Consumos
Combinado: 4,8 L/100kmEmissões CO2: 112 g/km
Preço
a partir de 16.190€








Sem comentários: