
A Terrafugia é uma marca norte-americana que se dedica a projectar carros voadores. Isso mesmo veículos capazes de circular em terra e no ar. O conceito de mobilidade híbrida não é uma novidade, basta lembrar o famoso Lotus do 007 capaz de andar na estrada e de mergulhar na água. Também é possível observar um veículo com mobilidade híbrida em Belém. O Hipotryp é capaz de navegar o Tejo e simultaneamente circular em terra.
Agora um veículo capaz de percorrer o asfalto e de voar ao mesmo tempo é que já constitui uma novidade. Este é mesmo o veículo ideal para fugir às filas de trânsito caóticas, à proliferação de semáforos e às indesejadas portagens. Mas também é um veículo que permite fazer autênticos corta-matos, ou seja, em vez de ficar limitado às estradas existentes trace o percurso mais curto e rápido para o seu destino desejado.
Por outro lado tem outra vantagem, é um veículo que permite aceder a localidades inacessíveis por terra onde não existem estradas ou caminhos. Poder-se-á designar este tipo de veículo de aerocarro. A Terrafugia já lançou vários protótipos: Transition, TFX, 3.0 e Copter. Cada um constitui uma evolução do modelo anterior. A descolagem e aterragem na vertical é aquela que será a mais cómoda dado que não necessita de espaço para manobra.

O TFX tem uma autonomia de 805 km. Quando pretende levantar voo ou pousar as duas hélices ficam horizontais para permitir um andamento vertical suave. Em voo as hélices dobram-se ficando na vertical e as asas abrem-se. Quando pousado as asas recolhem para baixo e os espelhos retrovisores retrácteis saem para fora. Dispõe de iluminação própria para sinalizar a sua presença no ar a outros veículos aéreos.
O propulsor é híbrido e localiza-se atrás da cabine. A velocidade máxima é de 322 km/h. A Terrafugia garante que bastam cinco horas para aprender a conduzir este tipo de viatura. Basta inserir as coordenadas do destino. A descolagem bem como a aterragem são feitas em modo automático sem necessidade de muitos conhecimentos de aviação. Promete revolucionar a mobilidade.
O GPS será fundamental. Para evitar pânico para os menos habituados à aviação, a Terrafugia colocou sensores capazes de calcular o combustível necessário até um determiniado destino indicado previamente. Também existe um mecanismo que prevê a meteorologia, fundamental nos veículos aéreos, e ainda é capaz de indicar o melhor local para aterrar.
Poderá ser uma viatura mais ágil e rápida de chegar ao destino mas comporta um risco de acidente mais elevado, que obriga o condutor a ter sempre presente o pára-quedas, um dispositivo de segurança que necessita de uma vistoria mais rigorosa e apertada do que um simple cinto de segurança. O seu preço proibitivo fará, certamente, este tipo de viaturas mais uma espécie de brinquedos para os mais abastados. O TFX está estimado nos 150 mil dólares nos EUA. No entanto a tendência poderá ser a democratização no mercado com preços mais acessíveis. Por enquanto ainda não passam de protótipos, aguarde-se a sua chegava efectiva ao mercado.








Sem comentários: