
A Volkswagen revelou no salão de Genebra o protótipo para uma berlina com silhueta coupé de quatro portas recorrendo a uma motorização híbrida plug-in com 380cv. Este estudo é feito com base na plataforma MQB e exibe um formato elegante. Talvez seja a porta de entrada das linhas dos futuros modelos da Volkswagen e, quem sabe, da próxima geração do CC.
O destaque vai claramente para a grelha frontal com um formato inovador. A Volkswagen procura romper com o desenho clássico da grelha horizontal simples, rasgando mais área ao pára-choques. As ópticas possuem frisos horizontais com luzes diurnas em leds brancos que se fundem com os frisos cromados da grelha criando um efeito estético interessante.

Em baixo uma entrada de ar adicional com grelha em favos de mel completada por um difusor negro transmitem mais carácter. Também aqui se encontram luzes em leds em forma de C criando uma imagem de marca inconfundível facilmente identificável ao longe quando vistas as luzes diurnas. De realçar que o capôt possui rasgos para ajudar a dissipar o calor proveniente do motor a combustão e o seu recorte termina nas cavas das rodas eliminando linhas de costura e criando um efeito mais minimalista.
De perfil sobressaem as jantes de 21'' em liga leve bicolor e o desenho esbelto do envidraçado. Uma linha de cintura cruza-se com o recorte na carroçaria junto à cava da roda frontal apenas interrompido por uma grelha. O tejadilho é todo ele fluído e panorâmico podendo ser rebatível e estende-se até ao óculo traseiro. A traseira exibe um formato arredondado. Tem um spoiler aerodinâmico integrado com a sua forma a nascer a partir da linha de cintura lateral.

O pára-choques traseiro é mais escultural com inúmeras quebras nos planos o que cria um efeito de jogo de sombras e contrastes. Uma tira cromada horizontal na parte inferior separa o difusor e escapes trapezoidais da restante carroçaria. Em suma um modelo bastante elegante e sóbrio com alguma inovação na frente. O Sport Coupé Concept GTE tem 4869 mm de comprimento, 1864 mm de largura, 1407 mm de altura e a bagageira tem uma capacidade de 480 litros.

O interior reflecte o exterior, ou seja minimalista e sóbrio com a eliminação de muitos botões que são concentrados no ecrã táctil da consola central e junto ao manipulo de mudanças. Recorre ao sistema Virtual Cockpit, já estreado no Passat e faz antever que este será o próximo CC (uma derivação do Passat). Os acabamentos são em plástico cinza, preto lacado, alumínio e madeira. O interior é espaçoso e ergonómico. Quanto ao motor o Sport Coupé Concept GTE vem dotado com um sistema híbrido plug-in que associa um propulsor de combustão a gasolina V6 TSI a dois blocos eléctricos. Tudo combinado dá uma potência de 380cv.

O Sport Coupé Concept GTE possui tracção traseira e é capaz de alcançar os 100km/h em apenas 5,2s enquanto que a velocidade de ponta é de 250km/h. Em modo exclusivamente eléctrico oferece uma autonomia de 50km. Quanto a consumo a Volkswagen anuncia um valor de 2L/100km, isto quando a condução é feita em modo híbrido. Já em modo de condução recorrendo apenas ao motor de combustão o valor será claramente superior. A autonomia total é de 1.000km. Resta saber quais serão os valores após homologação.

Sem comentários: