Skoda Superb III (2015)



A terceira geração do Superb, a limusine da Skoda, está quase a chegar ao nosso mercado. O modelo de topo da marca checa comemora os 14 anos de existência na era moderna e, como não podia deixar de ser, pretende afirmar-se como o mais evoluído de sempre. No entanto este modelo nasceu há bastante mais tempo. Foi precisamente em 1934 que a Skoda lançou o primeiro modelo com o nome Superb. Na altura tratava-se de uma viatura imponente e aristocrática. Esteve em produção até 1943. Portanto se somarmos os 9 anos da era antiga com os 14 anos da era moderna temos 23 anos de existência.

O Superb foi relançado após a marca checa ter sido adquirida pelo grupo Volkswagen. O carácter burguês e imponente esteve sempre presente, mas como uma adaptação do alemão Passat. A segunda geração procurou distanciar-se mais do primo. Finalmente a terceira geração assume-se já como uma limusine independente, tecnologicamente mais avançada e com uma qualidade que o coloca num patamar superior, portanto mais aburguesada, distinta e afirmativa para rivalizar com as marcas premium de eleição.



Quanto à estética, a linguagem do novo Superb deriva do protótipo Vision C. Tem linhas elegantes, sóbrias e minimalistas. As ópticas, tanto à frente como atrás, dão mais agressividade ao conjunto. Na frente a grelha em forma de língua com moldura e frisos verticais cromados integram um novo nariz onde se localiza o novo logotipo, agora com fundo negro em vez do verde. Os farolins estão mais afiados e esguios e apresentam um negativo inferior, uma inovação estética na Skoda. Tem luz diurna feita com leds em forma de L. As luzes de cruzamente e máximos podem ser em halogéneo ou bi-xénon.

O capôt é feito de linhas mais musculadas. Na lateral sobressai a linha de cintura e o baixo relevo na base das portas. As cavas das rodas apresentam moldura facetada alinhada com as rodas. O envidraçado é todo ele emoldurado com friso cromado acabando atrás em ponta afiada não acompanhando a forma de recorte da porta. O tejadilho é parcialmente panorâmico. Atrás as ópticas são integrais em leds e são inspiradas em outros modelos da Audi com recorte diagonal através de baixo relevo no portão de forma a colocar a pega e a iluminação da matrícula escondidas.



No entanto, apesar da reminiscência da Audi, o formato mais alongado e tridimensional das ópticas, que se estendem até à face lateral numa superfície curva dão carácter próprio ao Superb. Continua a existir no desenho geral da traseira a forma de boca com arestas vivas na carroçaria, que integra harmoniosamente todo o conjunto. O interior continua sóbrio e equilibrado, feito de dois tons, um mais escuro e outro mais claro. Dispõe de mais espaço já que o tamanho exterior aumentou 22cm em comprimento e 47mm em largura. No entanto a maior distância entre eixos e a frente mais curta também ajudaram para o acréscimo de espaço.

Os passageiros de trás desfrutam de amplo espaço para viajar em modo confortável. Em viagens longas é possível esticar o corpo e relaxar então passar pelas brasas como numa chaise-long sem se sentir o ruído da estrada. A mala viu a sua capacidade aumentar 30L para os 625L. Os materiais e acabamentos são bons. O uso e localização dos comandos são ergonómicos e práticos. "Simply clever" não é um mero cliché que se colocou nos anúncios da Skoda, já que é sempre possível observar a praticabilidade e a funcionalidade nos modelos da marca checa. E o Superb não foge à regra.



O novo Superb vem com novas soluções inovadoras. Por exemplo existe um suporte para colocar o tablet. O sistema de reboque é retráctil. Vem com compartimentos escondidos no interior das portas para colocação de colete reflector e guarda-chuva. Trás também lanterna de leds para usar à noite, suporte para garrafas de 0,5L, entre outras soluções. Quanto a equipamento existem vários níveis: Active, Ambition, Style e ainda o exclusivo Laurin & Klement. De série trás bancos aquecidos, travão de mão eléctrico por botão, climatizador tri-zona, sistema de lavagem e aquecimento de farolins dianteiros, vidro pára-brisas aquecido e sensores de chuva e luz.

Trás um utilíssimo sistema de abertura do portão traseiro por modo eléctrico através de um botão no painel do condutor ou então passando o pé por baixo do pára-choques traseiro. Para além disso conta com sistema de auxílio ao estacionamento com câmara integrada e sistema infoteinment com ligação à internet. Quanto a propulsores a Skoda efectuou alterações de modo a reduzir em 30% os consumos. Todos os modelos vêm com sistema automático start/stop e um inovador sistema de recuperação de energia nas travagens.



A condução desta limusine pode ser feita em cinco modos distintos: Eco, Comfort, Normal, Sport ou Individual. Tudo graças ao controlo da dinâmica do veículo que altera os parâmetros da direcção, da suspensão, das relações da caixa e da resposta do motor. Em suma o Superb está mais dinâmico, mais seguro e mais divertido de conduzir. O Superb é uma limusine cada vez mais aburguesada mas tem o trunfo de ser mais acessível que os rivais premium.

Modelos a gasolina
1.4 TSI (125cv): 8,8s; 208km/h; 5,3L/100km; 122g/km;
1.8 TSI (180cv): 8,1s; 232km/h; 5,5L/100km; 129g/km;
2.0 TSI (220cv): 7,0s; 245km/h; 6,2L/100km; 142g/km;

Modelos a diesel
1.6 TDI (120cv): 10,9s; 206km/h; 4,0L/100km; 103g/km;
2.0 TDI (150cv): 8,8s; 220km/h; 4,0L/100km; 105g/km;
2.0 TDI (190cv): 8,0s; 237km/h; 4,0L/100km; 106g/km;

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO