Estudo do IST conclui que carros a gasóleo poluem em média 3,7 vezes mais em estrada do que em testes estáticos (2015)



O Instituto Superior Técnico testou, em 2012, 11 veículos ligeiros a diesel em percursos tanto em ruas como em estrada e concluiu que as emissões poluentes (onde se inclui dióxido de carbono - CO2 - e óxidos de azoto - NOx) por vezes chegam a ser seis vezes superiores ao que é garantido pelos fabricantes. A média foi de 3,7 vezes superior ao anunciado pelas marcas.

Todos os valores obtidos em circulação estavam acima da norma em vigor - Euro 5 (agora vigora a Euro 6). O IST não identifica marcas mas os resultados do estudo serão publicados numa revista científica internacional onde aparecerão o nome dos modelos. Quando os carros emitem mais CO2 do que o previsto significa que também gastam mais. O estudo procura mostrar que os testes de estrada realizados nos EUA são mais reais e exigentes do que aqueles que se fazem na Europa.

O estudo assume que os carros a gasóleo emitem 4,5 vezes mais NOx do que os limites legais. Trata-se de um gás prejudicial para a saúde humana. O problema no nosso país é que os veículos a gasóleo representam 71% do mercado automóvel nacional. Este facto demonstra que existe um enorme potencial de poluição atmosférica nas nossa estradas. Existe um novo tipo de teste que será introduzido na UE em 2017, mais realista e exigente.

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