Toyota Prius IV (2015)



A nova geração do Prius vai estrear-se para o ano em Portugal. Mas a apresentação oficial já foi feita no salão de Frankfurt. Numa altura em que o escândalo das emissões afectou a Volkswagen, bem como a reputação dos modelos a diesel no mercado norte americano, o famoso salão automóvel na Alemanha acabou por ficar um pouco ensombrado. O novo Prius acaba, ironicamente, por brilhar ainda mais neste salão. Este modelo vai entrar na sua quarta geração e tem vindo a tornar-se importante para os números da marca.

Convém também não esquecer que o escândalo dieselgate vai afectar as vendas do actual maior fabricante do mundo, o grupo VW, sendo que no último trimestre deste ano a Toyota poderá voltar a recuperar o trono. Para já só se sabem pormenores do exterior e do interior. Quanto aos propulsores (gasolina e eléctrico) há que aguardar por mais detalhes que a marca nipónica irá divulgar a 30 Outubro em Tóquio, o seu país de origem. Certamente que os novos propulsores serão melhores que os actuais. A única coisa que se sabe é que os consumos serão mais eficientes em 18%, ou seja o que dá uma média de 3,2L/100km e 74g/km de CO2.



Quanto à estética nota-se uma evolução, mas a Toyota mantém-se fiel à ideia base que esteve na génese do primeiro Prius: um monovolume compacto de traseira recortada. Está ligeiramente mais elegante no perfil e as linhas mais fluídas. As ópticas frontais do novo Prius vão buscar inspiração ao coupé desportivo lançado pela Toyota recentemente, com um olhar cerrado. No entanto o desenho de duas pontas em forma de tesoura não é consensual, tal como a anterior geração. Tem duas grelhas à frente e o logotipo foi colocado um pouco mais à frente na grelha superior. Um segundo grupo óptico, onde se alojam luzes de nevoeiro e luzes diurnas em leds são tirados da última actualização do Yaris.



A actual 3ª geração permite um percurso de 2km em modo 100% eléctrico, findo esse período o veículo encarrega-se de carregar a bateria. O actual propulsor a gasolina é de 1.8L. Teremos um propulsor de cilindrada inferior? Quanto à bateria da nova geração sabe-se que será mais compacta e eficiente. A Toyota refere que as melhorias mais significativas do consumo sentir-se-ão em auto-estrada. É uma nova mais valia uma vez que o habitat natural do actual Prius é a cidade. Terá uma estabilidade superior, um arranque mais suave, uma resposta mais acertiva, uma caixa mais elástica, uma melhor insonorização e no capítulo da segurança vem com mais tecnologia.

A bagageira terá uma capacidade superior uma vez que a bateria ocupa menos espaço. A nova suspensão garante maior conforto. Quanto à segurança, para além dos habituais airbags contará com cruise control, sistemas activos de auxílio à condução como detecção de peões e sistema de mitigação de colisão até uma determinada velocidade. O interior apresenta um painel de bordo intuitivo e prático. Os materiais e acabamentos sofreram uma evolução pela positiva no que toca à qualidade. Devido ao seu desenho exterior mergulhante atrás com um aileron a ocupar a posição central, a visão para a retaguarda continua a ser o calcanhar de aquiles do Prius, um pouco como acontece com os actuais Honda Civic onde o vidro traseiro é dividido por uma peça aerodinâmica ao meio. Resta esperar para saber mais pormenores do novo Prius.

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