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Lamborghini Miura comemora 50 anos de idade
O icónico Lamborghini Miura comemora em 2016 os 50 anos de existência. Trata-se de um modelo super-desportivo produzido pela marca italiana entre 1967 e 1973, mas foi em 1966 que o modelo desportivo foi apresentado pela primeira vez.
Para celebrar o aniversário do Miura os proprietários deste superdesportivo podem candidatar-se a uma viagem de condução em Itália a decorrer em Junho, bastando para isso preencher os dados pessoais no site da Lamborghini.
Arranca na fábrica em Itália, onde foi desenhado, e o percurso passa por zonas renascentistas como Florença ou Toscânia. Uma viagem romântica especialmente dedicada para celebrar os 50 anos do superdesportivo Miura.
O Miura foi um carro que conseguiu mudar o conceito de veículo desportivo. Tinha um motor central V12 de 3.929cc e 350cv, o que lhe dava um centro de gravidade equilibrado. O seu design único foi concebido por Marcello Gandini da empresa Bertone, razão pela qual o modelo ostenta o logotipo da Bertone. As ópticas com pestanas, o óculo traseiro com sombreamento em lamelas e o recorte atrás são imagens de marca do Miura que marcou uma era.
Por seu lado Gian Paolo Dallara foi o engenheiro chefe que idealizou o motor e o chassis do Miura em aço monobloco na zona do cockpit e estrutura em malha de aço à frente e atrás. Embora sendo diferente o propulsor foi inspirado no motor do Ford GT40.
A tracção do Miura era feita às rodas traseiras e tinha uma caixa manual de cinco velocidades. Pesava apenas 970kg. Um aspecto curioso da carroçaria era o facto de ter poucas linhas de recorte. O capôt e portão traseiro são peças únicas que integram pára-choques e cavas das rodas.
Na altura do lançamento do Miura o dono da marca italiana na altura, Ferruccio Lamborghini, mostrou-se céptico na passagem à produção em larga escala. Por isso foram produzidos apenas 275 exemplares. Uma versão de 370cv surgiu mais tarde com a insígnia Miura S.
Há 10 anos, ou seja em 2006 altura em que a Lamborghini já fazia parte do grupo Volkswagen, o designer Walter de Silva idealizou um modelo revivalista para comemorar os 40 anos de existência do modelo. Mas acabou por ser apenas um concept car que não chegou a ver a linha de produção.
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