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Chiron, a nova bomba da Bugatti (2016)
Chiron, é este o novo modelo da Bugatti. O nome homenageia ao condutor monegasco Louis Chiron. É um carro ultra-desportivo de dois lugares e com o motor central. O design apresenta algumas semelhanças com o Veiron, nomeadamente a frente. Já a traseira é inovadora ao apresentar uma silhueta recortada e uma tira horizontal a servir de ópticas. Na realidade o Chiron vem substituir o Veiron.
Como é óbvio a alta potência e o preço exorbitante fazem deste veículo um carro inacessível à maioria das pessoas. Um carro de nicho que continua a servir de montra à tecnologia desenvolvida pelo grupo Volkswagen, mais concretamente a motorização. O Veiron continua a deter o recorde de velocidade para um carro comercial. No caso do Chiron o bloco a gasolina W16 terá uma capacidade de 8L sobrealimentado com quatro turbos a debitar qualquer coisa como 1.479cv. O torque está disponível logo às 2.000rpm. Na realidade o Chiron constitui um autêntico update do Veiron.
A estrutura continua a ser em fibra de carbono para reduzir o peso e a tracção é integral de forma a garantir total segurança a alta velocidade e a distribuir a potência de modo uniforme nas quatro rodas. O Chiron alcança os 100 km/h em apenas 2,5 segundos. E necessita de apenas 6,5 segundos para chegar aos 200 km/h. Para atingir os 300 km/h bastam apenas 13,6 segundos. Ou seja quando o Chiron atinge os 300 km/h a grande maioria dos carros comuns ainda vai nos 100km/h. A velocidade de ponta, limitada electronicamente, é de 420 km/h mas, lá está, o problemas é que para atingir este andamento só mesmo em pistas especiais e nem todas dispõem de rectas com comprimento suficiente que permitam atingir tal valor.
Quanto a consumos este é um carro para quem não tem preocupações com a carteira. Na velocidade de ponta o depósito esvazia-se em menos de 8 minutos ou seja 190L/100km. No total serão produzidas 500 unidades do Chiron e estará disponível no mercado no final do ano pelo preço de ...2,4 milhões de euros.
Veja uma volta ao circuito de Nürburgring:
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