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Opel Karl FlexFuel, alimentado a gasolina e GPL (2016)
O novo Opel Karl agora tem como opção uma motorização Flex Fuel que pode ser alimentado a gasolina ou a GPL. Apesar do consumo a GPL ser ligeiramente superior, o seu abastecimento é bastante mais económico do que a versão a gasolina. Segundo os cálculos da marca alemã quem efectua uma média de 25 mil quilómetros anualmente, funcionando com o sistema GPL pode poupar mil euros por ano. O baixo preço do Karl e o preço do GPL na hora de abastecer fazem deste modelo uma opção bastante racional. O preço arranca nos 13.290€ mas durante a fase de lançamento vem com um desconto que baixa o preço para os 11.990€.
A desvantagem do GPL é que não se encontra em qualquer bomba de abastecimento, por isso é importante ter uma alternativa. O GPL é mais barato e as emissões de CO2 por kilómetro são menores, mas não só. O famigerado óxido de azoto, que tantas dores de cabeça tem dado a várias marcas no caso dieselgate, são reduzidos em 80% uma vez que a combustão do gás é mais eficiente do que a gasolina. No desenvolvimento deste sistema a bifuel a Opel adaptou o bloco de três cilindros do motor a gasolina. A potência é de 73cv.
Este propulsor tem a característica de se poder mudar o tipo de combustível em andamento bastando para isso carregar num botão. Ou seja o funcionamento do sistema é gerido mediante equipamento electrónico. Mas apesar do condutor poder controlar qual o combustível que deseja accionar, nos arranques a frio o sistema limita o funcionamento ao modo gasolina e apenas permite transitar para o GPL depois do motor atingir uma determinada temperatura. A alternância entre os dois combustíveis é imperceptível, garante a Opel.
Em modo de funcionamento a gasolina o consumo é de 4,6L/100km enquanto que a GPL o valor é de 5,7L/100km. Quando ao CO2 o modo a gasolina emite 106g/km enquanto que a GPL emite 93g/km. Ou seja dá uma média de 6,3€/100km funcionando a gasolina contra 2,8€ do GPL. O depósito do GPL foi instalado no local onde, tradicionalmente, costuma estar colocado o pneu suplente de modo a não afectar a capacidade da bagageira. A versão FlexFuel do Karl tem níveis de equipamento idênticos à restante gama.
Vem de série com sistemas de segurança bastante completos como controlo de tracção, ABS, ESP e sistema de auxílio ao arranque em subidas. Quanto a equipamento é possível escolher bancos dianteiros aquecidos, volante revestido a couro, sensores de estacionamento, cruise control e sistema infoteinment IntelliLink com ligação à internet. É um veículo bem equipamento com alguns pacotes que só se vêm em veículos de outros segmentos superiores.
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