Citroën C3 III, agora em formato crossover (2016)



A Citroën e a Peugeot estão a efectuar uma autêntica "SUVização" de muitos modelos que compõem os seus leques de ofertas. O novo Citroën C3, a ser lançado já no final do ano, é a próxima "vítima" que assume agora um formato de compacto crossover. A herança é pesada e a aposta arriscada já que o C3 é um importante modelo da marca francesa. É o modelo mais vendido de sempre da Citroën com 3,6 milhões de unidades comercializadas desde que foi lançada a primeira geração em 2002. Alterar o formato, só porque os SUV's estão na moda, pode dar maus frutos, mas o futuro o dirá. Este é um modelo generalista que pretende agradar a vários mercados.

O novo modelo tem linhas inspiradas no Cactus e possibilita a escolha de múltiplas configurações das cores da carroçaria. Vem com algumas tecnologias de ponta como uma câmara integrável HD, conectável com o smartphone e que permite a partilha instantânea online de imagens e vídeos de viagens. A gravação de vídeo pode também servir ainda como prova em caso de acidente.

Enfim o novo C3 é tudo aquilo que se espera de um carro moderno: jovial, personalizável, confortável, com estilo e recheado de tecnologias. A silhueta é feita de curvas suaves e combina o uso de cores contrastantes conjuntamente com a protecção inferior da carroçaria em plástico negro, o que transmite uma sensação energética.



O tejadilho, o espelho retrovisor e a moldura dos faróis de nevoeiro têm à escolha três cores e podem coincidir ou contrastar com a outra cor da restante carroçaria. As portas laterais podem incluir os novos paineis Airbump. O interior é espaçoso e intimista com quatro configurações à escolha.

A preocupação da Citroën foi, acima de tudo, o bem estar dos ocupantes. O interior é espaçoso e conta com inúmeras zonas de arrumação. Os bancos são confortáveis e o tejadilho pode ser em vidro, embora não aconselhável em países mediterrânicos como é o nosso caso. Um ecrã táctil de 7'' intuitivo e fácil de usar concentra muitas funções e permitiu eliminar muitos botões. O tabelier de linhas horizontais enfatiza a sensação de espaço. No capítulo da segurança vem com sistemas que ajudam o condutor.

Os motores a gasolina dispõem da tecnologia PureTech e a diesel BlueHDi. A caixa de mudanças pode ser automática de última geração denominada EAT6. Em suma a Citroën procurou concentrar no C3 todas as características positivas da marca. É a nova ofensiva da marca francesa para ganhar um impulso nas vendas. Um carro confortável com personalidade e carácter de forma a cativar novos clientes.



A frente está mais robusta com o sistema de iluminação dividido em três níveis, à semelhança do Cactus. Acima as ópticas diurnas horizontais dissimuladas com a grelha fundida com o logotipo. A secção intermédia aloja os médios, máximos, piscas e uma grelha. O nível inferior integra um difusor em plástico negro com grelha adicional e ópticas de nevoeiro.

Atrás as ópticas amendoadas têm um layout interno em formato 3D. Comparativamente com o anterior modelo o novo C3 é mais baixo em 4cm mas sem comprometer a ergonomia interior que se revela funcional, prática e simples. A bagageira tem uma impressionante capacidade de 300L. E para ligar o motor não é necessário colocar a chave na ignição. É possível ter a chave no bolso e carregar num botão para accionar o propulsor.

Quanto à câmara integrada vem com um cartão de memória interna de 16GB para armazenar fotos e vídeos. Está posicionada atrás do espelho retrovisor. Clicando num botão permite tirar fotos. Pressionando o mesmo botão durante mais tempo efectua a gravação de um vídeo de 20 segundos ou mais. Em caso de acidente o sistema efectua uma gravação automática, o que pode ser bastante útil como prova. O mesmo sistema dispõe de GPS o que permite identificar a localização da viatura em caso de furto.



Uma nova suspensão com um sistema avançado transmite maior conforto a bordo filtrando as irregularidades do piso. Uma característica já típica dos Citroën. O isolamento acústico foi melhorado também. Quanto a motores o C3 oferece três blocos a gasolina PureTech cada um com três cilindros e sobrealimentados por turbo. As potências variam entre 68, 82 e 110cv, todos com transmissão manual.

Nos blocos a diesel existem com duas gamas BlueHDi: 75cv e 100cv. Todos os motores oferecem sistema automático start/stop. As transmissões são manuais. Em opção existe uma caixa automática de última geração. O sistema de navegação integrado no ecrã táctil de 7'' oferece informação útil aos tripulantes como por exemplo dados sobre trânsito, GPS, preço das estações de serviço ou parqueamentos, meteorologia, pontos de interesse locais e ainda locais de perigo, ou seja zonas com elevada sinistralidade.

Este sistema permite ainda espelhar o painel do smartphone no ecrã táctil. Uma câmara na retaguarda auxilia nas manobras de estacionamento e é accionada automaticamente assim que a mudança de marcha atrás é engrenada, projectando imagens no ecrã de 7'' da consola central. Vem com um sistema de auxílio ao arranque nas subidas, segurando o carro durante 2 segundos depois de se soltar o pedal do travão.



Integra também com outros sistemas como aviso de saída involuntária da faixa de rodagem, sistema de auxílio à detecção de veículos em ângulo morto, sistema de detecção de fadiga do condutor e sistema de conexão Citroën que, em caso de acidente ou avaria, envia uma mensagem via GSM para o serviço de assistência com dados de localização, número do condutor e matrícula.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO