Conselhos para uma viagem de férias sem sobressaltos



Situações inesperadas em viagem de férias podem ocorrer quando menos se espera. Estes acasos podem perturbar a sua época estival e transformar-se num pesadelo. Por isso o ideal é procurar sempre precaver-se antes da viagem.

Faça a revisão do carro

Como diz o velho ditado, mais vale prevenir do que remediar, ou seja antes de carregar a bagageira para efectuar uma longa viagem até ao seu destino de férias proceda a uma revisão geral da viatura de modo a evitar dissabores que possam estragar o merecido período de repouso.

Verificar o estado dos pneus

Antes de arrancar para viagem verifique e corrija, se necessário, a pressão dos pneus com o piso de rodagem a frio. E não se esqueça que com a viatura carregada de passageiros e bagagem a pressão tem de ser diferente, consoante recomendação da marca. A incorrecta pressão no pneu pode potenciar um furo ou rebentamento, o que pode ser perigoso.

Certifique-se que os meios de segurança funcionam

Certifique-se também que todos os cintos de segurança funcionam. Em princípio se o veículo passou na última inspecção há-se estar tudo em ordem, mas nunca se sabe. Verifique se a cadeira de bébé fica bem fixa ao banco e faça um pequeno teste à eficácia dos travões, da direcção e das luzes, mesmo depois da revisão.

Acondicione bem a carga na bagageira

Mesmo com as revisões efectuadas ninguém está livre de pequenos inconvenientes. A segurança a bordo é outro aspecto a ter em conta por isso acondicione bem a carga na bagageira de modo a evitar que fiquem soltos objectos que possam ser projectados para frente em caso de travagem de emergência.

Leve garrafa de água

Não se esqueça de levar uma garrafa de água para viagens longas, principalmente em época de Verão. A viatura transforma-se numa estufa quando a radiação solar inside no interior do habitáculo. E em viaturas pretas o efeito é ainda maior. Mesmo tendo ar condicionado pode sempre necessitar de água para matar a sede. E pode mesmo ser obrigado a ficar parado no meio do trânsito durante horas devido a algum acidente ou incêndio. Nestas ocasiões uma garrafa de água vale mais do que ouro.

Evite circular com o combustível no limite

Procure viagens calmas sem grandes preocupações, por isso evite circular com o ponteiro do combustível colado à reserva que causa stress ao condutor. Ficar sem combustível a meio da viagem e parado num local longe de uma bomba de combustível é uma situação desgastante. Em todo o caso pode sempre pedir auxílio junto da empresa que presta assistência à via de circulação como por exemplo uma auto-estrada.

Em caso de avaria mecânica ou furo procure imobilizar o carro num local seguro

Em caso de avaria ou furo ligue primeiro os quatro piscas, reduza a velocidade e procure imobilizar a viatura lentamente num local seguro e bem visível antes de desligar o motor. E não se esqueça de colocar o triângulo à distância regulamentar e vestir o colete reflector. Só então é que é seguro chamar a assistência em viagem ou um reboque.

Evite circular muito junto do veículo que circula na sua frente

Se faz uma viagem longa no Verão em horas de grande calor evite circular muito junto do veículo que circula imediatamente na sua frente de modo a evitar o sobreaquecimento do motor. A proximidade de gases e vapores emitidos pelos escapes de outras viaturas acabam por comprometer a circulação de ar fresco no radiador o que potencia o aquecimento excessivo do motor.

Opte por uma condução defensiva

Evite uma condução agressiva mantendo sempre uma distância considerável para as outras viaturas de modo a deixar o motor respirar. Evite os altos regimes que tendem a causar maior desgaste no motor e na caixa de mudanças, principalmente quando a temperatura exterior é alta. É preferível demorar mais tempo na viagem e chegar vivo com uma condução defensiva do que ser vítima de um acidente por excesso de velocidade. Evite o red-line no conta-rotações durante muito tempo que pode originar o gripar do motor. E aí o arranjo sai muito caro.

Faça uma viagem tranquila e confortável

Em época de calor opte por levar roupa leve vestida e assegure-se que todos os ocupantes se sintam confortáveis. Procure fazer uma viagem tranquila e sem grandes pressas e, se necessário, efectue pequenas paragens a meio do percurso para repouso do corpo. Longas horas ao volante podem ser cansativas e causar sonolência, principalmente em auto-estrada onde a paisagem é mais monótona. Basta uma pequena paragem para revigorar o corpo e prepará-lo para o resto da viagem. E não se esqueça que o motor do carro também agradece.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO