O Clio é o modelo francês mais vendido de sempre da Renault em todo o mundo com 13 milhões de unidades comercializadas. É o citadino preferido dos europeus. E o sucesso também se estende a Portugal com 432 mil unidades vendidas. A quarta geração foi agora alvo de um restyle com novo visual, novos materiais e equipamento. Chega ao nosso mercado em Setembro. O novo Clio é um veículo de massas que consegue transmitir a essência da marca francesa.
O Clio é um modelo polivalente que conta bem a história da Renault. Tanto pode ser usado pela família como por uma empresa como veículo de trabalho. É um citadino utilitário que se sente bem na cidade mas capaz de longas viagens. Ao longo de 25 anos de existência o Clio já conta com quatro gerações. Foi concebido para vencer em diversos mercados e o grande rival directo é o Volkswagen Polo.
É um veículo do segmento B mas sempre foi, acima de tudo, um veículo prático direccionado para várias faixas etárias. A nova geração procura responder às novas exigências com motores mais económicas e tecnologias multimédia. O novo modelo tem agora 4,06m de comprimento, 1,73m de largura e 1,44m de altura. A bagageira tem uma capacidade de 300L.
Os 25 anos de história do Clio
1990 - surge a 1ª geração do Clio com a difícil tarefa de substituir o Renault 5
1991 - o Clio vence o título de carro do ano 1991 na Europa
1991 - surge o Clio Baccara, uma versão de luxo do citadino
1998 - surge a 2ª geração do Clio
2005 - surge a 3ª geração do Clio, agora com uma versão Break (carrinha)
2013 - surge a 4ª geração do Clio
Em termos estéticos o novo Clio apresenta algumas diferenças nomeadamente nos grupos ópticos que incluem novos farolins de nevoeiro, nova iluminação diurna em Led, e luzes de stop também em Led. Na frente a grelha e o pára-choques são novos. A carroçaria conta agora com 10 cores disponíveis. Existem novas jantes de liga leve bi-color com fundo negro permitindo 30 combinações entre jantes e visual da carroçaria.1990 - surge a 1ª geração do Clio com a difícil tarefa de substituir o Renault 5
1991 - o Clio vence o título de carro do ano 1991 na Europa
1991 - surge o Clio Baccara, uma versão de luxo do citadino
1998 - surge a 2ª geração do Clio
2005 - surge a 3ª geração do Clio, agora com uma versão Break (carrinha)
2013 - surge a 4ª geração do Clio
Esta nova versão dispõe agora de materiais e equipamentos herdados dos topos de gama da marca. Plásticos mais macios e com bom tacto acabam por ser um salto evolutivo considerável no Clio. Os bancos também são mais envolventes e ergonómicos. No capítulo de equipamento destaque para o sistema de navegação da Renault Media Nav Evolution, o R-Link Evolution e ainda o R&Go que agora surge logo nas versões de entrada. O ar condicionado passa a ser de série em todas as gamas. Faróis integrais em Led só existem nas versões GT Line ou RS Trophy.
No capítulo das motorizações o novo Clio dispõe de um vasto leque de ofertas a gasolina e diesel. Destaque para o motor a gasolina 1.2L Energy TCe de 120cv e ainda a diesel o 1.5L dCi Energy de 110cv ambos associados a uma caixa manual de seis relações. O novo Clio conta com onze combinações possíveis entre motor e caixa. Existe ainda uma gama denominada GT Line que oferece pormenores distintos no interior e exterior de cariz desportiva. Mas este pack GT Line é meramente decorativo.
Para as verdadeiras emoções existe o Clio RS Trophy que estreia um novo sistema de iluminação integral em Led com especial destaque para a grelha inferior onde se encontra iluminação a simular uma bandeira de xadrez. O mais desportivo Clio RS dispõe de três chassis: Sport, Cup e Trophy mas em Portugal só se venderá o Trophy de 220cv. Todos com motores a gasolina acoplados a uma caixa de seis velocidades com dupla embraiagem e de patilhas no volante. O RS Trophy conta também com um sistema de escape personalizado.
Modelos a gasolina
1.2 16v (75cv): 14,5s; 167km/h; 5,6L/100km; 127g/km; 13.500€;0.9 Energy TCe (90cv): 13,1s; 180km/h; 4,2L/100km; 94g/km; 15.200€;
1.2 Energy TCe (120cv): 9,0s; 199km/h; 18.570€;
1.6 RS Trophy EDC (220cv): 6,6s; 235km/h; 5,9L/100km; 135g/km; 31.750€;
Modelos a diesel
1.5 dCi Energy (75cv): 14,3s; 168km/h; 3,3L/100km; 85g/km; 17.750€;1.5 dCi Energy (90cv): 12,0s; 180km/h; 3,2L/100km; 82g/km; 19.250€;
1.5 dCi Energy (110cv): 11,2s; 194km/h; 22.820€;
Sem comentários: